_Streaming

Concorrente do Chromecast e Fire TV, Roku Express chega ao Brasil por R$ 350

Roku Express estreia no Brasil com suporte aos principais serviços de streaming disponíveis no mercado local.

Roku Express

Roku Express. Crédito: Roku

Após estrear no Brasil em TVs AOC com seu sistema operacional, a companhia americana Roku traz agora ao mercado brasileiro o Roku Express, um aparelho tocador de mídia digital ligado à TV que suporta os principais serviços de streaming, conta com um sistema próprio e vem com um controle remoto.

Apesar do anúncio oficializado nesta quarta-feira (2), a companhia diz que o produto chegará às lojas nas próximas semanas. O preço sugerido pelo Roku Express, que é fabricado no Brasil, é de R$ 350. Chama a atenção que ele chega para concorrer com o Google Chromecast, cujo último lançamento no País foi em 2019, e o Fire TV Stick, da Amazon, lançado em 2017.

O interessante no Roku Express é que ele conta com uma porta USB e uma HDMI. Ou seja, você não precisa ligá-lo na tomada. A alimentação dele é feita via USB da própria TV, e a porta restante de HDMI é só conectar em algum espaço vago no aparelho. Junto com o dispositivo, vem um adesivo para que o usuário possa anexá-lo de forma discreta ao televisor. Para efeito de comparação, no Chromecast há um cabo de alimentação que deve ser ligado a uma tomada independentemente das outras conexões.

O pulo do gato da Roku é tentar convencer o consumidor que gosta de ver streaming com sua interface de fácil uso, sem contar que a plataforma suporta os principais serviços de streaming presentes no Brasil, como Netflix, Prime Video, Globoplay, Telecine, HBO Go, Vix, Google Play Filmes, Apple TV+, entre outros.

A interface do produto conta com uma busca bem abrangente. Por exemplo, se você pesquisar por um ator, ele listará os diferentes filmes dele e em quais plataformas ele está disponível. O mesmo ocorre com filmes e séries: basta digitar o que você deseja, e ele mostrará o preço e em quais serviços é possível assistir aos conteúdos.

Outra característica da plataforma é a funcionalidade Audição Privada. Imagine que você quer ver um filme em um streaming, mas não pode fazer muito barulho na sua casa. Basta usar o app da Roku para o áudio ser transmitido para seu celular. Depois, é só conectar um fone de ouvido ao telefone e curtir o filme.

Recentemente, o RokuOS liberou uma atualização que permite adicionar um cartão de crédito no RokuPay para assinar serviços ou comprar filmes e séries com apenas alguns toques no controle. Antes era um pouco enrolado, pois você tinha que comprar ou assinar serviços somente pelo smartphone. Agora, com este cadastro, é possível comprar conteúdos direto pelo controle remoto.

O dispositivo Roku Express é o mais vendido pela empresa no mundo, e o mote do aparelho é “transformar sua TV em uma SmartTV”. É uma afirmação válida, mas tenho dúvidas se o usuário dono de um televisor novo, que já tem um sistema minimamente decente, se convencerá a comprar um dispositivo desses pela conveniência e facilidade de usar o RokuOS.

Talvez faça mais sentido para quem tem um modelo um pouco mais velho e está de paciência cheia da interface de sua televisão. Pode parecer bobo, mas o streaming já tem o segundo maior Ibope do Brasil, perdendo apenas para a audiência da TV Globo. Então, com tanta gente vendo conteúdo pela internet, ter um sistema que funcione bem, deixa de ser um detalhe para virar uma necessidade para muitas pessoas.

Sair da versão mobile