_Espaço

Rover Curiosity volta a realizar algumas operações científicas em Marte

A NASA passou por momentos difíceis recentemente. O telescópio espacial Hubble entrou em modo de segurança, o rover Opportunity está em silêncio, e o rover Curiosity enfrentou dificuldades técnicas em Marte. Bom, parece haver pelo menos uma luz no fim do túnel. Algumas operações científicas do Curiosity voltaram a funcionar depois de uma anomalia de […]

A NASA passou por momentos difíceis recentemente. O telescópio espacial Hubble entrou em modo de segurança, o rover Opportunity está em silêncio, e o rover Curiosity enfrentou dificuldades técnicas em Marte. Bom, parece haver pelo menos uma luz no fim do túnel. Algumas operações científicas do Curiosity voltaram a funcionar depois de uma anomalia de memória no mês passado. Mesmo sem estar totalmente operacional, o veículo poderá transmitir dados para a equipe enquanto ela trabalha em sua recuperação.

• Hubble publica foto incrível de Marte para comemorar oposição do planeta

O time do Curiosity compartilhou as notícias em um post entusiasmado no site da NASA na última sexta-feira (19). Eles anunciaram que conseguiram algum progresso no diagnóstico da anomalia ocorrida no meio de setembro. Depois de os engenheiros passarem o rover de volta para seu computador do lado A, o explorador de Marte conseguiu mandar uma imagem da superfície do planeta vermelho na cordilheira Vera Rubin, usando uma câmera que estava inativa desde 2013.

“Graças ao trabalho duro de nossos engenheiros, o Curiosity está pronto para operações científicas limitadas. Enquanto isso, o trabalho para corrigir as anomalias continua”, diz a NASA.

O Curiosity, que está explorando a cratera Gale do planeta, está atualmente usando seu computador lado A até a equipe conseguir determinar a causa dos problemas técnicos. O rover mudou para o lado B dos seus dois computadores redundantes depois de o lado A ter sido corrompido em 2013, cerca de 200 dias depois do início da missão. No começo deste mês, engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA comandaram a mudança de “cérebros” do veículo para permitir que a equipe do Curiosity pudesse realizar um diagnóstico completo sobre o que vem afetando a memória do rover desde 15 de setembro.

“Nós passamos a semana passada conferindo o lado A e preparando a mudança”, diz Steven Lee, gerente adjunto de projetos do Curiosity, em um comunicado publicado no momento. “Certamente é possível continuar a missão no computador lado A se precisarmos. Mas nosso plano é voltar para o B assim que consertarmos o problema para usar sua memória, que é maior.”

• Como a NASA está lidando com a tempestade de areia gigante que tomou conta de Marte

O rover marciano, que é do tamanho de um carro, foi lançado em 2012 como parte da missão do Laboratório de Ciência de Marte da NASA. Ele teve alguns meses bastante atarefados antes da falha, tirando uma selfie marciana em setembro e encontrando compostos orgânicos de 3,5 bilhões de anos de idade em junho. No começo deste ano, ele capturou um panorama impressionante de Marte do alto da cordilheira Vera Rubin.

Respondendo a questões de seus seguidores no Twitter, a equipe da Curiosity também tuitou na quarta-feira que não há atualizações sobre o rover Opportunity (ou “Oppy”, como ele é chamado carinhosamente). Ele desligou em junho no vale Perseverance, em Marte, depois de ser varrido por uma massiva tempestade de areia, que pode ter bloqueado seus painéis solares com poeira.

A equipe do Curiosity também respondeu a algumas perguntas sobre a situação do Opportunity. Eles acreditam que a estação de ventos, que deve começar em breve no Planeta Vermelho, pode ser uma forma de consertar o veículo. A NASA disse na semana passada que espera que os ventos possam limpar a poeira dos painéis, ajudar o rover a carregar suas baterias e voltar a rodar, se esse for realmente o problema.

Imagem do topo: foto tirada pela Navcam Esquerda A a bordo do rover Curiosity, da NASA. Créditos: NASA/JPL-Caltech

Sair da versão mobile