O posicionamento do Facebook em relação a nomes reais foi criticado recentemente, e aparentemente a rede social está prestes a caminhar na direção completamente oposta. Fontes de dentro da empresa disseram ao New York Times que o Facebook planeja lançar um app que deixa pessoas conversarem anonimamente.

A empresa está trabalhando em um app móvel independente que permite que usuários interajam dentro dele sem precisar usar nomes reais, de acordo com duas pessoas familiarizadas com os planos do Facebook, que falaram na condição de anonimato por não serem autorizadas a discutir o projeto.



Com o crescimento constante de apps de mensagens anônimas como Whisper e Secret, que roubam usuários do Facebook, e o surgimento da rede social Ello que permite pseudônimos, faz sentido que a empresa queira entrar nesse mundo do anonimato.

Há alguns meses, Mark Zuckerberg disse que o Facebook se afastaria de apps de nomes reais. “Eu definitivamente acho que estamos em um ponto em que não precisamos nos prender a coisas como identidade real”, ele disse em uma entrevista. “Se você sempre está sob a pressão de identidade verdadeira, eu acho que é meio que um fardo.”

Fontes identificaram o gerente de produtos Josh Miller como o líder do desenvolvimento do app. Será interessante ver como o Facebook lidará com trolls, e se o app oferecerá alguma coisa nova, diferentemente do desastroso Slingshot. O Facebook tem uma tendência a copiar completamente coisas que não consegue comprar, e ele precisará oferecer algo diferente do Whisper para convencer pessoas a baixarem mais um app do Facebook.

Mas, como sempre, não é confirmado que isso de fato está acontecendo. “Não comentamos rumores e especulações”, me disse um representante do Facebook. [NYTimes]