_Facebook

[Rumor] Facebook vai comprar drones para levar a internet para o céu

De acordo com o TechCrunch, o Facebook discute a aquisição da Titan Aerospace, montadora de drones, para assegurar sua própria frota de drones para levarem a internet para o ar. A pequena aeronave feita pela Titan é movida a energia solar, e pode se manter no ar por até cinco anos de uma vez. De […]

De acordo com o TechCrunch, o Facebook discute a aquisição da Titan Aerospace, montadora de drones, para assegurar sua própria frota de drones para levarem a internet para o ar.

A pequena aeronave feita pela Titan é movida a energia solar, e pode se manter no ar por até cinco anos de uma vez. De acordo com as fontes do TechCrunch, Zuckerberg & cia estão interessados nos drones como meio de mandar a internet para os céus, com grandes planos para usar 11.000 dos VANTs Solara 60 para levar conexão com a internet para a África. A Titan confirmou com o TechCrunch que conversa com o Facebook.

Se isso lembra o Project Loon, plano maluco do Google para soltar milhares de balões de alta pressão para fornecer internet dos céus – é porque os dois projetos tem suas semelhanças. O Loon, do Google, já está sendo testado na Nova Zelândia, e oferece conexão com a internet para 50 usuários. A ideia do Facebook de usar dones para fornecer dados dos céus também lembra o Internet.org, iniciativa do Facebook para ampliar o acesso à internet pelo mundo.

Os drones Solara da Titan podem ser lançados durante a noite usando baterias, e então eles se aproveitam da luz solar pela manhã, usando uma tecnologia solar para levá-lo a até 20 quilômetros acima do nível do mar. Daí, eles podem se manter em cruzeiro por até cinco anos sem a necessidade de pouso ou reabastecimento. O TechCrunch diz que o Facebook está disposto a comprar a Titan por até US$ 60 milhões. Então, mesmo que a ideia pareça completamente maluca – o que, vamos ser sincero, é – pode ser uma barganha perto do valor pago pelo WhatsApp.

Como sempre, a ideia do Facebook encher o céu de drones que cospem internet é apenas um rumor no momento, e mesmo que seja verdade, pode demorar um tempo até se concretizar. De qualquer forma, vamos esperar para ver. [TechCrunch]

Sair da versão mobile