Não é só no mundo do hardware e da realidade virtual que o Facebook quer entrar: de acordo com o Financial Times, a rede social busca aprovação de órgãos regulatórios para oferecer serviços financeiros. Mark Zuckerberg quer competir diretamente com o PayPal.

Aparentemente, a Irlanda está bem próxima de conceder a autorização para o Facebook operar serviços financeiros, e a confirmação pode vir nas próximas semanas. Assim, ao menos na Europa, o Facebook poderá operar como uma instituição financeira e permitir que você envie dinheiro real para seus amigos, além de poder armazenar um pouco do que você tem.



O Facebook também estaria conversando com start-ups internacionais de transferência de dinheiro para fechar parcerias, mas não está muito claro como isso poderia funcionar.

Se conseguir a autorização, o Facebook deve enfrentar ainda um grande obstáculo: a confiança dos usuários. Afinal, não é de hoje que grandes ações do Facebook são recebidas com cautela por seus usuários – vide casos como a mudança de termos de uso do Instagram, a compra do WhatsApp e da OculusVR. Você confiaria seu dinheiro ao Facebook, como muitos confiam ao PayPal? [Financial Times via The Verge, Engadget]