_Google

[Rumor] Google I/O vai ter dispositivo de realidade virtual e concorrente do Amazon Echo

Conferência anual do Google ocorre na semana que vem e deve trazer duas novas peças de hardware da empresa.

Semana que vem acontece o Google I/O, o evento anual de desenvolvedores do Google. Como de costume, uma série de novidades devem ser anunciadas, e os rumores mais recentes indicam que um dispositivo de realidade virtual e um concorrente para o Amazon Echo estão a caminho.

>>> [Rumor] Google está fazendo um dispositivo de realidade virtual que não precisa de smartphone
>>> Amazon lança novos alto-falantes Bluetooth inteligentes que respondem à sua voz

Não é de hoje que ouvimos falar dos planos de realidade virtual do Google – e nem estou falando do Cardboard. Há quem diga que a empresa está desenvolvendo um dispositivo de realidade virtual independente de smartphones ou computadores. Esse gadget, que pode se chamar Android VR, estará no Google I/O, pelo que diz Peter Rojas, investidor e um dos criadores do Gizmodo, no Twitter:

Pelo que diz Rojas, não deve ser algo para concorrer com o Oculus Rift nem com o HTC Vive, mas ele pode ser melhor do que o Samsung Gear VR.

Segundo o Android Police, o Android VR não deve ser apenas um headset, mas também vai incluir um controle – embora eles não saibam dizer se será como o controle do HTC Vive ou se será algo mais tradicional.

Roteador Google Onhub

E, segundo o Recode, o Google também prepara um dispositivo que usa a tecnologia de assistente de voz e de busca do Google mais ou menos como faz o Amazon Echo.

Conhecido internamente como “Chirp”, o dispositivo lembraria o roteador OnHub e poderia ficar na sala da sua casa ouvindo tudo o que as pessoas falam. Peça alguma informação e ele buscará na internet. Ou fale para ele tocar uma música, e ele tocará.

Mas o lançamento dele não seria já na semana que vem, e sim mais para frente em 2016. No entanto, ao menos um pouco dele pode ser mostrado já durante o I/O.

O Amazon Echo até é interessante, mas pode ser bem assustador: ele coleta todos os tipos de dados, desde a busca que as pessoas fazem, o que elas ouvem, o que compram e até como falam com o dispositivo.

O Google gosta bastante dessas coisas, então até faria sentido ele entrar nesse mundo. Só não sabemos qual seria a reação do público em geral a isso – além de guardar dados de tudo o que fazemos na internet, agora a empresa também quer armazenar o que fazemos fora dela?

O Google I/O 2016 começa na quarta-feira da semana que vem (dia 18). O primeiro dia costuma ser o mais agitado – o Gizmodo Brasil estará de olho para trazer as principais novidades.

[Android Police, Recode]

Sair da versão mobile