_Apple

MacBook Pro deve ganhar leitor biométrico e faixa OLED sensível ao toque no teclado

A linha de laptops MacBook Pro deve receber em breve uma das maiores atualizações em quatro anos, incluindo Touch ID e uma faixa OLED no teclado.

A linha de laptops MacBook Pro deve receber em breve uma das maiores atualizações em quatro anos: segundo a Bloomberg, isso significa suporte a Touch ID, uma faixa OLED substituindo as teclas de função, e um corpo menor.

iPhone 7 deve ter câmera dupla e novo botão Home, mas nada de conector de fone de ouvido
Um novo Apple Watch deve ser lançado este ano, mas redesign só viria em 2018

O novo MacBook Pro teria portas USB Type-C, um trackpad ligeiramente maior e espessura menor, mas sem adotar o design de cunha visto no MacBook de 12 polegadas e no MacBook Air. Haveria pelo menos uma opção com chip gráfico AMD Polaris.

O Touch ID aparentemente será combinado ao botão liga/desliga para desbloquear o laptop usando a impressão digital. Isso também daria suporte a compras pelo Apple Pay em sites da web.

E a faixa OLED sensível ao toque, embutida no teclado, ficaria no lugar das teclas Fn. Segundo a Bloomberg, “o display vai exibir controles de reprodução de mídia quando o iTunes estiver aberto, e poderia exibir comandos de edição – como cortar e colar – durante tarefas de processamento de texto”.


Conceito por Martin Hajek

Isso é semelhante ao que vimos em 2014 no Lenovo ThinkPad X1 Carbon: em vez de teclas Fn tradicionais, ele trazia uma faixa sensível ao toque com botões virtuais que mudavam dependendo do app.

Abra um navegador web, e ele exibe controles para voltar ou recarregar a página; abra o Skype, e ele mostra controles do microfone e câmera. Também havia um conjunto padrão de botões (com controles para volume/brilho/etc.) e a opção de exibir as teclas F1 a F12.

No entanto, essa novidade não foi muito bem-recebida. Do LaptopMag:

Para nós, a Adaptive Row é muito menos útil do que as teclas de função tradicionais. Como as teclas planas não oferecem feedback tátil e mudam com base no que você está fazendo, nós sempre tínhamos que olhar e prestar atenção antes de tocá-las. Ao contrário de teclados tradicionais, onde poderíamos simplesmente segurar uma tecla Fn e alterar rapidamente as configurações como o brilho, tínhamos que apertar o botão de mudança de modo uma a três vezes para chegar ao modo que queríamos. E as teclas não mudam instantaneamente: havia um atraso pequeno, mas notável, cada vez que trocávamos de modo.

O modelo 2015 do ThinkPad X1 Carbon retornou às teclas Fn tradicionais, e nenhum outro laptop da Lenovo recebeu a faixa de botões adaptáveis. Será que a Apple vai acertar a receita?

A nova linha do MacBook Pro deve ser anunciada no quarto trimestre, após o próximo evento do iPhone em setembro.

[Bloomberg via 9to5Mac]

Primeira imagem por Martin Hajek

Sair da versão mobile