Primeiros smartphones com Windows 10 devem ter scanner de íris e suporte a caneta
A Microsoft está tendo dificuldade em ganhar dinheiro com smartphones, e por isso prepara aparelhos top de linha rodando Windows 10 Mobile. O Windows Central revelou vários detalhes sobre os dois modelos high-end que devem ser lançados ainda este ano.
Eles têm os codinomes “Cityman” e “Talkman”, e nós já ouvimos falar sobre eles: ambos terão tela AMOLED com resolução 2560×1440, processador Snapdragon, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento expansível por microSD. A lista completa está no fim do post.
O Windows Central diz que ambos terão um scanner de íris para desbloquear o dispositivo. Isso faz parte da plataforma Windows Hello – disponível também em PCs – e o desbloqueio aparentemente é realizado em cerca de um segundo.
No entanto, fontes dizem que este recurso pode não funcionar no lançamento, exigindo uma atualização de software que viria poucos meses depois.
Além disso, o Cityman – com suas 5,7 polegadas – deve oferecer suporte a uma caneta stylus que “se parece exatamente com a Surface Pen prateada para o Surface Pro 3”. (O Talkman, com 5,2 polegadas, não deve ter suporte à caneta.) Ela deve se prender a uma capinha que teria um círculo transparente no qual apareceriam notificações.
Quem testou os dispositivos diz que eles são bem leves e finos, com cerca de 8 mm de espessura. Eles teriam um design bastante angular, parecido com o Lumia 928 (à esquerda), mas com um compartimento de câmera semelhante ao do Lumia 830 (à direita):
Lumia 928 e Lumia 830 (Isriya Paireepairit e Maurizio Pesce/Flickr)
Parece haver um botão dedicado de câmera, e o botão liga-desliga ficaria entre os controles de volume, feitos de alumínio. E ambos teriam uma bateria removível enorme e bastante fina. Esta renderização – que o The Verge confirmou ser correta – dá uma ideia do que esperar:
E como será o nome desses aparelhos? Alguns rumores se referiam a eles como Lumia 940 e Lumia 940 XL, mas parece que a Microsoft vai pular uma geração e chamá-los de Lumia 950/950 XL. Isto representaria uma quebra em relação aos modelos 540/640. O nome final deve ser decidido até setembro.
Acredita-se que o Cityman e Talkman serão apresentados na feira IFA, no início de setembro, e devem chegar ao mercado entre outubro e novembro.
O Windows Central também diz que a Microsoft planejava lançar o Lumia 850, 750 e 550 (codinomes Honjo, Saana e Guilin), mas todos foram cancelados. A empresa está reestruturando sua divisão de smartphones, e vai demitir 7.800 funcionários.
Dos dispositivos futuros, aparentemente só restou o Lumia 650 (codinome Saimaa), que deve ficar para 2016.
[Windows Central via The Verge; primeira foto por Maurizio Pesce/Flickr]
Talkman (Lumia 940 ou 950)
- corpo de policarbonato fosco nas cores branca ou preta
- tela OLED de 5,2 polegadas WQHD (1440×2560)
- processador Snapdragon 808 de seis núcleos e 64 bits
- scanner de íris (infravermelho) para Windows Hello
- 3 GB de RAM
- 32 GB de armazenamento interno com entrada para cartão microSD
- câmera traseira PureView de 20 megapixels
- câmera frontal grande-angular de 5 megapixels
- bateria removível de 3.000 mAh
- carregamento sem fio Qi com a capinha
- USB Type-C
Cityman (Lumia 940 XL ou 950 XL)
- corpo de policarbonato fosco nas cores branca ou preta
- tela OLED de 5,7 polegadas WQHD (1440×2560)
- processador Snapdragon 810 de oito núcleos e 64 bits
- scanner de íris (infravermelho) para Windows Hello
- 3 GB de RAM
- 32 GB de armazenamento interno com entrada para cartão microSD
- câmera traseira PureView de 20 megapixels com flash LED triplo
- anel de prata de 1 mm no interior da circunferência preta da câmera
- câmera frontal grande-angular de 5 megapixels
- botões laterais de alumínio
- bateria removível de 3.300 mAh
- carregamento sem fio Qi integrado
- USB Type-C