Segundo o Wall Street Journal, a Microsoft começou a oferecer descontos no Windows 8 e Office 2013 para fabricantes, para estimular as vendas de dispositivos com touchscreen.

O WSJ afirma que, desde fevereiro, fabricantes pagam apenas US$ 30 pelo combo Windows + Office se o colocarem em tablets ou laptops com touchscreen menor que 10,8″. O valor normal é de US$ 120.

A Microsoft também estaria oferecendo desconto para dispositivos com touchscreen maior que 10,8″; no entanto, isto não incluiria o Office. A Microsoft não confirma nem nega a mudança nos preços.

Tudo isso indica que a Microsoft espera estimular o segmento de dispositivos portáteis com Windows 8 – sejam eles tablets com teclado, ou netbooks com telas sensíveis ao toque.

Jerry Shen, CEO da Asus, disse ontem que a Microsoft “vem fazendo muitos esforços ultimamente… que vão ajudar a impulsionar nossa área de notebook, netbook e Eee PC”. Ele promete um preço “melhor do que antes” para o segundo semestre.

Vejamos se isto ajuda nas vendas de dispositivos com Windows 8 ao longo do ano, antes da possível chegada do Windows Blue. Também seria ótimo se esse desconto ajudasse a reduzir os caros preços desses dispositivos no Brasil. [WSJ]