Evan Blass, também conhecido como @evleaks, é uma fonte confiável sobre futuros lançamentos de smartphones, e diz que a HTC está preparando dois dispositivos em cooperação com o Google. Caso isto se confirme, a chance de um lançamento oficial para novos Nexus no Brasil diminuiu de “pequena” para “nula”.

>>> [Review] Nexus 6P: o melhor smartphone Android, feito pelo Google
>>> [Review] Nexus 5X: um clássico cheio de novidades

Segundo o Android Police, os dispositivos têm codinome “Sailfish” e “Marlin”, correspondendo aos números de modelo S1 e M1.

Uma ferramenta de revisão para o código aberto do Android, chamada AOSP Gerrit, também tem uma referência a Marlin feita por um engenheiro da Qualcomm:

evidencias nexus 2016

E um benchmark do Geekbench mostra um dispositivo chamado “marlin” com processador Snapdragon 820 (corroborando o envolvimento da Qualcomm), 4 GB de RAM e Android N. Ele é listado como “Nexus 6P”: ou seja, o Marlin/M1 deve ser o modelo maior; e o Sailfish/S1, o menor.

evidencias nexus 2016

Inicialmente, eu fiquei um pouco chateado com o envolvimento da HTC nos Nexus. Sim, ela fez um modelo high-end bem competente – o HTC 10 – mas a empresa não tem representação no Brasil desde 2012.

Aí eu lembrei que, bem, a chance de smartphones Nexus chegarem ao país já é bem pequena. O Nexus 6, fabricado pela Motorola, sequer passou pela homologação da Anatel. O Nexus 6P, da Huawei, foi homologado e ainda não chegou, assim como o Nexus 5X da LG – rumores diziam que ele seria lançado por aqui “nos primeiros três meses de 2016”, o que não aconteceu. (Parece que não teremos nem mesmo o LG G5, apenas uma variante levemente inferior.)

Se você estiver ansioso pela próxima geração dos smartphones Nexus (eu estou!), é melhor se preparar para comprar um deles no exterior ou no Mercado Livre.

[@evleaksAndroid PoliceGSM Arena]