Um relato da cadeia de suprimentos de Taiwan sugere que a Apple está planejando lançar uma nova versão do iPhone 8 com entranhas atualizadas em março de 2020. Essas entranhas podem incluir um processador A13 atualizado, o que certamente daria um empurrãozinho ao antigo telefone. Se for verdade, esse poderia ser o novo modelo do iPhone SE que tem gerado tanto burburinho há meses. No entanto, muitos fãs da Apple de mãos pequenas certamente estão torcendo para que isso não seja verdade.

Esse mais recente rumor do iPhone vem do site chinês Economic News Daily, mas não vem com muitos detalhes. Entretanto, o interessante dele é que o novo telefone da Apple pode apresentar a tela de 4,7 polegadas atualmente vista no iPhone 8, em vez das quatro polegadas que tantas pessoas gostaram no iPhone SE. Portanto, esse novo iPhone não seria exatamente mais interessante do que aquilo que a Apple já está vendendo atualmente. Ele talvez deverá carregar seus jogos de realidade aumentada mais rápido.

Tudo isso é menos interessante do que o rumor da semana passada relacionado ao iPhone SE, quando uma reportagem mais detalhada sugeriu que um dispositivo chamado iPhone XE apresentará uma tela 4,8 polegadas de ponta a ponta, com Face ID e um revestimento patenteado de nanopartículas para aumentar a durabilidade.

Com base nas medidas, dá para presumir que a tela desse suposto dispositivo também é grande demais para quem tem mãos pequenas, mas a abordagem de ponta a ponta atualmente vista no iPhone XS e iPhone XS Plus significa que você ganha muito mais tela em um corpo menor. Portanto, se o iPhone XS tem uma tela de 5,8 polegadas em um corpo levemente maior que o do iPhone 8, uma conta simples sugere que o suposto iPhone XE teria uma tela de 4,8 polegadas em um corpo levemente maior do que o do iPhone SE. Ou seja, seria pequeno.

Os rumores são frustrantes. Por outro lado, a estratégia de inovação da Apple sob Tim Cook também é. Essa é a Apple que parece extremamente focada em maximizar a quantidade de lucro que pode conseguir de um determinado design de dispositivo. Isso é parte do motivo pelo qual o iPhone SE foi lançado três anos atrás. Mesmo que o iPhone tenha recebido um grande upgrade de design com o iPhone 6, a Apple poderia usar partes antigas do iPhone 5, combiná-las com entranhas atualizadas e chamar o resultado de “novo modelo”.

Se esse novo rumor for verdadeiro, a Apple de Tim Cook fará a mesma maldita coisa no ano que vem, em vez de projetar um novo iPhone pequenininho que tanta gente quer. A decisão faria sentido comercialmente. Afinal, inovar custa dinheiro.

[Economic News Daily via Digitimes]