O menu Iniciar vai voltar ao Windows. A Microsoft confirmou isso recentemente, mas, ao mostrar a nova versão dele, não deu uma previsão de quando ele voltará aos computadores dos usuários de Windows. Pelo jeito temos agora uma previsão: ele deve fazer parte da segunda atualização do Windows 8.1, que deve sair já em agosto.

O novo menu Iniciar parece uma mistura do clássico menu do Windows 7 com a tela Iniciar do Windows 8: além de atalhos para os programas, alguns blocos dinâmicos mostram informações dos seus apps preferidos.

Mas pode ser que ele fique apenas para o futuro. Segundo o The Verge, a Microsoft planeja lançar a segunda atualização do Windows 8.1 em agosto, e a ideia é que o menu Iniciar já seja incluído nela. Mas depende de muita coisa. Se não ficar pronto a tempo, o menu Iniciar pode ser deixado para a próxima geração do Windows, o Windows 9 (cujo nome interno é Threshold).

Outra alteração que pode dar as caras na segunda atualização, mas não está garantida, é a possibilidade de usar os apps Metro em uma janela, como softwares tradicionais no modo desktop. A Microsoft já deu alguns passos nessa direção com o Windows 8.1 Update 1 e adicionou uma barra superior nos apps Metro, facilitando a vida de quem usa o sistema operacional com teclado e mouse. Mas ela quer ir além disso ao mostrar os apps em janelas que podem ficar com qualquer tamanho na tela.

De qualquer forma, a Microsoft está aumentando a velocidade das atualizações do Windows – antes ela lançava uma nova versão a cada três anos, mais ou menos. Decidiu lançar atualizações menores em menos tempo: o Windows 8.1 saiu um ano depois do 8. O Update 1, seis meses após o 8.1. E, caso a segunda atualização seja confirmada para agosto, serão quatro meses entre o U1 e o U2. Enquanto melhora alguns pequenos recursos da versão atual do sistema operacional, a Microsoft também já prepara a sua próxima versão final – o Windows 9, que deve ser lançado em 2015. [ZDNet, The Verge]