O jornal inglês The Independent ouviu de várias fontes no Reino Unido que, ao contrário do que apontaram rumores recentes, o próximo iPhone não terá NFC – tecnologia que permite, dentre outras coisas, realizar pagamentos usando apenas o celular. Novos smartphones com Android – como o Nexus S e o Samsung Galaxy S II – já têm NFC, então por que a Apple não entra no jogo?

De acordo com uma das fontes do jornal, “o novo iPhone não terá NFC, disse a Apple às operadoras. [A empresa] estava preocupada com a falta de um padrão claro na indústria”. Mas é possível que a Apple apresente um padrão NFC próprio só no ano que vem, com pagamentos ligados ao iTunes. Afinal, pra resolver uma guerra de formatos, nada melhor que apresentar mais um, certo?

iPhone branco no segundo trimestre?

O vice-presidente sênior da Apple, Phil Schiller, que cuida de marketing global de produto, respondeu no Twitter uma pergunta sobre a disponibilidade do iPhone 4, dizendo que “o iPhone branco estará disponível nesta primavera (e ele é lindo!)”. A primavera nos EUA corresponde mais ou menos ao segundo trimestre do ano, quando geralmente um novo iPhone é lançado pela Apple.

Schiller não deixou claro se o iPhone em questão é o iPhone 4 ou o 5, mas faria pouco sentido lançar o iPhone 4 branco poucas semanas antes de o iPhone 5 chegar ao mercado. Então das duas, uma: ou o iPhone 5 será lançado em preto e branco já no lançamento, assim como o iPad 2; ou, quando o iPhone 5 for lançado, o iPhone 4 chegará na cor branca e a um preço menor. Veremos. [The Independent via TechRadar; Twitter via Engadget]