A Qualcomm é conhecida pelos processadores de smartphones, mas em breve também pode começar a fabricar eletrônicos. É o que afirma um novo rumor do site Android Police, que indica o desenvolvimento de um console da companhia nos mesmos moldes do Nintendo Switch.

Para ser sincero, o boato sugere que o dispositivo será literalmente um clone do Switch. Isso incluiria dois controles removíveis parecidos com os Joy-Con e suporte para monitores externos. O videogame em si lembraria um celular com tela de 6,65 polegadas, com bordas um pouco mais grossas para abrigar uma bateria maior de 6.000 mAh, que ainda teria suporte para tecnologia de carregamento rápido. Além disso, ele deve vir com uma porta mini HDMI ou USB-C.

Os acessórios no formato Joy-Con não seriam produzidos pela Qualcomm, mas por uma empresa terceirizada que não teve o nome revelado. No mais, é provável que a grande maioria dos demais componentes seja da própria Qualcomm, incluindo o modem X55 para conexão 5G.

Já no sistema operacional, o aparelho deve rodar o Android 12 com suporte a todos os aplicativos da Play Store. Jogos da Epic Games, através do app Epic Games Store, também seriam compatíveis com o console. No entanto, a interface deve ser modificada para diminuir um pouco a sensação de que você está segurando um smartphone com cara de videogame portátil.

Assine a newsletter do Gizmodo

A previsão é que o console seja apresentado oficialmente no primeiro trimestre de 2022. A Qualcomm não teria pressa em lançar o dispositivo porque também não tem grandes ambições com o produto. Então, é provável que se trata mais de uma nova experiência para quem sabe no futuro a companhia apostar em mais eletrônicos de consumo.

[Android Police]