Por mais incompreensível que a Apple pareça ser às vezes, existem alguns padrões imutáveis, ritmos arraigados que se estabeleceram ao longo dos anos – como novos iPods em setembro, e novos iPhones em junho na WWDC, poucos meses depois da Apple mostrar a última versão do iOS.

Hoje a Apple anunciou oficialmente as datas para o Worldwide Developers Conference. É no começo de junho, como sempre. Apple está prometendo mostrar o futuro do Mac OS X e iOS. Alguma coisa está mudando, porque normalmente nós vemos o “futuro do iOS” antes da WWDC.

Então é interessante notar que no mesmo dia que a Apple anunciou o WWDC – e não um dia antes – várias pessoas bem relacionadas começaram a ouvir de várias fontes que não haverá um novo iPhone. Jim Dairymple:

Aparentemente o foco da Apple em software no anúncio da WWDC reforça o que as minhas fontes estão falando sobre a conferência anual. Isto é, espere um evento focado em software em 2011, não em hardware.

MG Siegler (que foi o primeiro a sugerir que o iOS 5 não seria lançado até o outono no hemisfério norte), concordando com Dairymple:

Nós temos ouvido a mesma coisa.

E finalmente, John Paczkowski:

Eu tenho ouvido explicitamente que este ano será um evento sobre softwares.

Eu acho que a sincronia extrema das fontes de todo mundo é, sobretudo bem interessante (eu realmente não estou tentando insinuar nada ao apontar isso), mas acho que está ficando cada vez mais seguro dizer para não ficar depositando suas esperanças de que um novo iPhone será anunciado em Junho. Mas veja pelo lado bom: Se houver um novo iPhone, você será surpreendido positivamente e ficará feliz. [Digital Daily, Loop Insight, TechCrunch]