O Google diz que continuará sua linha Nexus, mas parece que a série “Google Edition” está crescendo rápido. Primeiro tivemos o Galaxy S4 sem a skin da Samsung; depois veio o HTC One com Android puro; e agora rumores sugerem que teremos um Sony Xperia Z com Jelly Bean do jeito que o Google quis.

Considerando que a Sony já liberou o código AOSP para o aparelho – para que ele rode o Android padrão – o rumor de uma versão Google Edition não soa muito absurdo.



Aparelhos “Google Edition” têm apelo não só por rodarem versões puras do Android: eles também recebem atualizações direto do Google. Resta ver se o preço deles não impede seu sucesso no mercado: o Galaxy S4 Google Edition sairá por US$649; o Nexus 4, subsidiado pelo Google, custa a partir de US$299.

Aparentemente, o Xperia Z Google Edition será anunciado em algum momento de julho, então teremos que esperar para ver se este rumor realmente se torna realidade.

No Brasil, o Xperia Z não está disponível: temos apenas o Xperia ZQ, com algumas diferenças no hardware e suporte ao 4G brasileiro. Ainda não está claro se veremos oficialmente os aparelhos “Google Edition” por aqui. Mas ei, sempre é possível importá-los, certo? [AndroidGeeks via Phandroid]