Antes do Surface ser anunciado em junho, correram boatos de que a Microsoft preparava um outro tablet: o Xbox Surface, desta vez com 7″ e voltado para jogos. Agora fontes dizem ao The Verge que esse tablet é real e já está quase pronto.

As especificações vazadas em junho foram confirmadas pelas fontes: touchscreen de 7″ com resolução 1280×720, 288MB de RAM e armazenamento via cartão SD. O Xbox Surface deve ter um chip ARM personalizado, feito especificamente para jogos. Também é possível que a Microsoft use um chipset da Intel, ainda não anunciado.

Ué, mas só isso? É que o tablet deve acompanhar um “dispositivo fixo de computação”, e nele está toda a potência: dois processadores IBM Power7 de seis núcleos cada, chip gráfico personalizado da AMD, 5GB de RAM e 250GB de HDD. Ele teria suporte a até quatro controles sem fio, além de 4 portas USB 3.0.

Então esta é a resposta da Microsoft ao Nintendo Wii U, que possui um controle com touchscreen para o console? Talvez não. Segundo o The Verge, o Xbox Surface deve ser lançado antes do suposto “Xbox 720”.

O tablet não deve rodar Windows, e sim um kernel personalizado do Windows. Talvez não seja nem mesmo o Windows RT: quem sabe uma versão apenas com a interface Metro, sem o desktop? O The Verge diz que “funções de tablet talvez sejam suportadas, mas o foco está nos jogos”.

Eles ainda dizem que o novo tablet será fabricado de forma secreta, separado dos parceiros que produzem o Xbox. E claro, ele foi desenvolvido de forma secreta: na verdade, vários edifícios da Microsoft que cuidam do Xbox entraram recentemente em lockdown, restringindo o acesso de funcionários.

Se o Xbox Surface for mesmo lançado, ele deve chegar “antes do futuro console da Microsoft”, mas ainda não há uma data precisa, nem preço. [The Verge; imagem via Shifted2U]