_Google

Os últimos rumores antes do Google I/O: novo Maps, streaming de música na Play Store e mais

Você já conferiu nossa lista do que esperar para o Google I/O: novidades no Android, Chrome, Nexus e mais. Claro que, algumas horas antes do evento, começaram a vazar ainda mais detalhes do que veremos. Vamos dar uma olhada. Faremos o liveblog do Google I/O neste link a partir das 12h45h (horário de Brasília), além […]

Você já conferiu nossa lista do que esperar para o Google I/O: novidades no Android, Chrome, Nexus e mais. Claro que, algumas horas antes do evento, começaram a vazar ainda mais detalhes do que veremos. Vamos dar uma olhada.

Faremos o liveblog do Google I/O neste link a partir das 12h45h (horário de Brasília), além de tuitar os principais detalhes no @GizmodoBR. Fique de olho!

Novo Google Maps

A nova interface do Google Maps já havia vazado esta semana, e o Droid Life teve acesso a ele na noite passada (antes do link acessado sair do ar).

O que ele trará? A busca ficou mais inteligente, exibindo informações sobre o local, resenhas e até visão interna (quando disponível) enquanto você procura por cidades e pontos de interesse. O Maps também ficou mais esperto, e se adapta ao seu uso: ele começa a recomendar restaurantes ou sugerir o caminho mais rápido para casa, como diz o Google.

Além disso, o Maps compara diversos modos de transporte – público, a pé, de carro – e os exibe ao mesmo tempo no mapa; assim você pode ver a diferença entre eles, e escolher o melhor. E o modo “Google Earth” não requer mais plugin em navegadores com suporte a WebGL. Certamente veremos mais novidades ainda hoje.

Novo serviço de streaming de música

Segundo o New York Times, Wall Street Journal e The Verge, o Google lançará um serviço de streaming de música para concorrer com Spotify, Rdio e Grooveshark – e ele dará as caras no Google I/O.

Aparentemente, ele será oferecido através do Play Store e não terá uma versão gratuita. O Google teria fechado acordos com a Universal Music Group e Sony Music, além da Warner Music Group no início do ano.

O acordo envolve tanto o YouTube como o Google Play. Na verdade, rumores sugerem que o Google lançará outro serviço de streaming de música através do YouTube: ele será gratuito, porém não será ligado ao streaming via Play Store.

Se os rumores forem reais, isto não seria muito surpreendente: afinal, o Google vende e aluga filmes pela Play Store e pelo YouTube de forma totalmente separada. Isso também significa que o Google conseguirá lançar o streaming antes da Apple, que parece também preparar um serviço semelhante. (A Microsoft já conta com o Xbox Music desde ano passado.)

Google Play sincroniza dados de apps

O Droid Life conseguiu acesso à nova versão do Google Play. Além de alguns ajustes cosméticos, eles descobriram duas novas opções de sincronização: “dados de aplicativos” e “pessoas”.

O primeiro deve ser uma forma de backup na nuvem: se você reinstalar seus apps – após testar uma ROM nova, por exemplo – os respectivos dados viriam automaticamente. Dessa forma, você não perderia seu progresso em jogos, ou informações que salvou em um app. A parte “pessoas”, por sua vez, deve ser mais uma forma de integrar o sistema ao Google+.


Acompanhe o Google I/O ao vivo neste link a partir das 13h (horário de Brasília) para conferir as novidades que o Google vai revelar hoje.

Sair da versão mobile