O reconhecimento facial era uma das funções do Windows 8 que surgiram há alguns meses em documentos vazados. Agora, o API de login da versão mais recente do Windows 8 parece mostrar que este rumor deve se tornar realidade. E mais: nova interface simplificada de instalação para o Windows, e um vídeo mostrando a interface que lembra o Windows Phone 7.

O site Windows8Italia descobriu a possível nova função, e o site Microsoft News acredita que a função possa ser usada de uma forma semelhante ao Kinect:

A descoberta mais recente deles é que o OS tem um API para sensores, para detectar quando humanos estão na frente dele, sugerindo que no mínimo o dispositivo vai aceitar entrada de dados através da câmera, e possivelmente terá reconhecimento facial como o Kinect tem hoje.

Alguns laptops já têm esta função – que até causou polêmica quando webcams da HP não conseguiam reconhecer rostos de pessoas negras – mas agora o login no Windows pode ficar mais fácil para todo mundo, dado que funcione bem.

Mas os rumores não param por aí: a seguir, você encontra as telas de instalação do Windows 8 descobertas pelo blog Chris123NT, com uma interface mais simplificada – parece que a Microsoft está colocando o que aprendeu com o Windows Phone 7 na interface do próximo Windows.

E agora temos o vídeo da interface que vimos anteriormente em screenshots. A interface continua recebendo detalhes do Windows Phone, como a tela de trava, e aparentemente conta com senhas de padrão visual – semelhante ao que vemos em smartphones Android. E como já havíamos visto, o Ribbon (a barra presente no Office 2007 e 2010) agora está presente no Windows Explorer.

[youtube trIBGyZXObY]

Enquanto o Windows 8 estiver em fase fechada de testes, os rumores devem continuar aparecendo. Como a Microsoft liberou o Vista e o 7 em beta público, é possível que em alguns meses possamos colocar as mãos no próximo OS da Microsoft. Enquanto isso, o que temos são apenas rumores: muita coisa deve mudar até o lançamento, previsto para 2012. [Win8Italia via Microsoft News via SlashGear; Chris123NT e MyDigitalLife via Windows 8 Center]