A Worldwide Developers Conference (WWDC) começa na próxima segunda-feira (8). A Apple está trabalhando no iOS 9, e esperamos ver mais informações na conferência sobre o novo sistema.

Como sempre, a Apple não confirmou nenhuma informação sobre novas funções do iOS 9, mas os rumores estão aí: a chegada do iOS 9 pode trazer o fim do iPhone 4S, mais atalhos de interface, melhor integração entre apps e melhorias na Siri. Confira abaixo uma seleção destes rumores, vazamentos e coisinhas mais sobre a próxima atualização do sistema operacional da Apple.



i6sqou0l7eu9djf4ylvm

Funções, interface, velocidade e estabilidade do iOS 9

Velocidade e estabilidade no iOS 9 não são necessariamente os atributos mais interessantes que alguém poderia esperar, mas elas são bastante necessárias atualmente. O iOS 8 tinha muitos bugs quando foi mostrado pela primeira vez, ocupava uma grande porcentagem do espaço de armazenamento e gastava a bateria de uma forma horrenda.

j8iktp83s4ynw4kvzsfe

De acordo com o 9to5Mac, a equipe trabalhando no iOS 9 se esforçou muito para erradicar bugs e melhorar a estabilidade e velocidade desta atualização. O sistema também promete ser menor e mais rápido.

Rumores alegam que o novo sistema operacional também traz diversos novos atalhos. No iOS 8, há acesso fácil ao reprodutor de música e ao menu principal, entre outras coisas (Wi-Fi, Bluetooth, modo avião etc.).

Siri

É bem provável que o iOS 9 dê à Siri uma nova atualização; a assistente digital controlada por voz já recebeu uma repaginada no novo Apple Watch.

di9lq8fosg5tnttv0ywn

No entanto, esperamos um pouco mais que apenas algumas linhas coloridas na base do aplicativo. Segundo o 9to5Mac, ela terá um novo recurso – chamado Proactive – para correr atrás do prejuízo para enfrentar a concorrência do Google Now e da Cortana:

Assim como o Google Now, o Proactive irá fornecer automaticamente informações oportunas com base em dados do usuário e padrões de uso do dispositivo, mas vai respeitar as preferências de privacidade do usuário, de acordo com fontes familiarizadas com os planos da Apple.

Transporte público

O Apple Mapas ainda não é equivalente ao Google Maps, mas continua a receber melhorias. Rumores alegam que o iOS 9 incluirá uma função chamada Trânsito no Mapas, que oferecerá aos usuários opções de transporte público, como rotas de ônibus, metrô e trem, além de um planejador de destino e um visualizador de trânsito, que se junta as opções de visualização Padrão, Híbrido e Satélite.

A Apple também adicionará novas cidades, pontos de referência e novas notificações push que avisam os usuários quando as cidades em que eles estão recebem suporte a opção de trânsito.

Home/HomeKit

Dispositivos compatíveis com HomeKit, novo serviço de integração entre acessórios inteligentes presentes na sua casa e dispositivos iOS, chegarão ao mercado a partir deste mês. E notícias dizem que a Apple está trabalhando em um novo aplicativo chamado Home, que permite aos usuários do iOS administrar os acessórios do HomeKit.

rfe7ooqogqqjjeo4syk1

O app Home — planejado para o iOS 9 — permitirá que você configure e conecte seus aparelhos sem fio, crie representações virtuais da sua casa e use a Apple TV como um hub central. Enquanto dar ordens a uma torradeira pela Siri pode parecer idiota, controlar portões de garagem, termostatos e fechaduras pela casa parece bem mais útil.

A Apple já confirmou que haverá um anúncio sobre os acessórios do HomeKit em junho, tornando provável a presença do Home no WWDC. A Apple diz também que os aparelhos do HomeKit já estão em produção e o lançamento deles é iminente.

Beats Music

Você talvez tenha ouvido algo sobre a Apple ter comprado o serviço de streaming do Dr. Dre? Bem, apesar de não ser a única possibilidade, o Beats é certamente um serviço que a Apple quer usar, se não for para levá-lo além das já existentes possibilidades do mercado, que seja com alguma integração com o iOS 9.

Já sabemos que o Beats terá uma rede social só para artistas e que mais novidades sobre o serviço serão anunciadas em junho. Dado o enorme preço que a Apple pagou pelo Beats, ficaremos surpresos se não ouvirmos nada sobre ele no iOS 9 — ou então no iOS 8.4 — durante a WWDC deste ano.

Tamanho do iOS 9

Outro rumor do momento é o tamanho do download do novo sistema operacional. O iOS 8 ocupava 4.6 GB de espaço livre, que é um espaço bem grande para se tomar em dispositivos que possuem apenas 8 GB ou 16 GB de armazenamento. Os usuários demoraram mais para atualizar o sistema operacional de seus dispositivos porque eles simplesmente não tinham espaço o suficiente para acomodar a atualização. É algo que a Apple provavelmente tentará evitar, então é possível que o iOS 9 seja menor que seu predecessor — eu espero, pelo menos.

qe0iurbzai28tdlmf7n3

Compatibilidade do iOS 9

Se você não é dono de nenhum aparelho Apple mais atual, mais especificamente os que são recarregados com um conector Lightning, você talvez queira guarda dinheiro para comprar um modelo mais novo, já que o iOS 9 talvez não seja compatível com estes modelos mais antigos.

Ano passado, o iOS 8 tornou o iPhone 4 obsoleto — ou seja, ele não era compatível com o novo sistema operacional — e existe uma boa chance de o iPhone 4S ser o próximo da fila. Isso fará com que todos os celulares e tablets Apple tenham a mesma opção de cabo e talvez signifique o fim do cabo de 30 pinos para sempre.

Isso se Apple não decidir usar as novas entradas USB-C que o novo MacBook usa — este padrão transfere energia, dados, vídeo e áudio de uma mesma entrada com um único cabo e é pequeno o suficiente para ser usado por celulares, como falamos por aqui.

Quando será lançado o iOS 9?

Avaliando lançamentos anteriores, podemos dizer que a Apple tende a liberar uma nova versão completa do iOS por volta do outono americano (entre setembro e novembro), alguns meses depois da WWDC.

O evento geralmente apresenta uma atualização para os dispositivos — e de acordo com rumores, a atualização 8.4 do iOS deve ser lançada durante a WWDC deste ano — mas uma das principais propostas da conferência é colocar o novo sistema operacional nas mãos de desenvolvedores registrados, para que possam atualizar seus apps antes do lançamento oficial do próximo iOS.

É provável que o iOS 9 tenha seu lançamento oficial junto à nova geração de iPhones (por volta de agosto). Agora, se o novo sistema operacional será compatível com todos os atuais dispositivos da Apple já é outra conversa.

O que mais?

O Apple Watch deve ter um destaque maior nesta WWDC: segundo o New York Times, a empresa permitirá que desenvolvedores criem apps independentes no relógio, que rodam direto no seu pulso (não no smartphone).

os x yosemite oficial (1)

A Apple também deve anunciar novidades para o OS X, para melhorar a estabilidade do sistema; o Yosemite também foi lançado com muitos bugs.

O que não esperar da WWDC

Desde 2013, a Apple parece dedicada a criar um serviço próprio de TV pela internet. Rumores apontavam que isto seria enfim anunciado este mês, mas o Re/code diz que não:

A Apple disse a executivos de redes de televisão que o lançamento será adiado porque a empresa ainda precisa finalizar os acordos de licenciamento. Executivos da indústria preveem que o serviço de Web TV da Apple pode ser lançado apenas no final deste ano ou em 2016. A tecnologia e questões de dinheiro permanecem pontos de atrito.

Bem, pelo menos eles vão mostrar uma nova Apple TV, que não é atualizada desde 2012, certo? Segundo o New York Times, nem isso:

A empresa planejava, até meados de maio, usar o evento para destacar o novo hardware da Apple TV, juntamente a um controle remoto melhor e um kit de ferramentas para desenvolvedores criarem apps… Mas esses planos foram adiados em parte porque o produto não estava pronto, de acordo com duas pessoas informadas sobre o produto.

A keynote da Apple será transmitida ao vivo em apple.com/live nesta segunda-feira (8), às 14h (horário de Brasília). Para assistir, é preciso usar o OS X 10.8.5 ou superior; iOS 6.0 ou superior; ou uma Apple TV de segunda ou terceira geração.