_Tecnologia

Rumores: iPhone 14 pode ter armazenamento de 2 TB

Com vídeos e imagens em alta resolução ocupando cada vez mais espaço — suposta — atualização de armazenamento pode ser uma boa pedida.

O iPhone 13 está à venda há uma semana. E isso significa que os rumores sobre o iPhone 14 estão prestes a aumentar.

Os rumores mais recentes indicam que o iPhone 14 pode ter opção de armazenamento de 2 TB.

Há boas razões para acreditar que isso pode se confirmar verdadeiro. Para começar, com o iPhone 13 e 13 Mini, a Apple dobrou o armazenamento básico de 64 GB para 128 GB, e também lançou uma versão de 1 TB para os modelos Pro.

Isso, sem dúvidas, é pensado para armazenar arquivos de vídeo ProRes, que ocupam muito mais espaço no seu telefone. (ProRes ainda não está disponível nos modelos Pro, mas, provavelmente, estará em breve).

Embora isso pareça uma progressão natural, também há motivos para encarar os rumores com cautela.

Esse ano, os boatos em torno do evento anual da Apple, em setembro, estavam muito errados em comparação a anos anteriores.

Além disso, vale notar que esses rumores de armazenamento do iPhone 14 vêm de dois sites. O primeiro deles, Mydrivers, afirma que a Apple está mudando para o armazenamento flash QLC. Essa tecnologia de memória NAND otimizad oferece custo por terabyte igual, ou melhor, que o das unidades de disco rígido — HDDs, Hard-disk Drives. Isso permitiria a criação de uma versão de 2 TB.

Isso foi confirmado, ainda que parcialmente, por um relatório do site DigiTimes, que afirma que a Apple está trabalhando com fornecedores para desenvolver “soluções de flash QLC NAND econômicas”. No entanto, não há no relatório nenhuma menção direta sobre a versão de 2 TB.

De qualquer forma, os rumores do iPhone 14 começaram a circular muito cedo. O primeiro veio ainda em abril.

Até agora, parece que, ao contrário do iPhone 13 — que é considerado um telefone do ano —, o iPhone 14 provavelmente incluirá mais mudanças fundamentais.

Isso inclui eliminar o tal “notch”, o retorno do Touch ID — através de um leitor de impressão digital no display –, processadores mais rápidos e câmeras melhores. Fala-se até mesmo sobre um iPhone 14 feito de titânio.

Também se espera que a linha do iPhone 14 acabe totalmente com o Mini e traga um iPhone SE 5G e uma versão mais barata do Pro Max.

Mas chega de coisas que não veremos até o ano que vem. Devido a problemas com a cadeia de suprimentos, espera-se pelo menos mais um lançamento da Apple ainda esse ano, provavelmente dois MacBook Pros M1X.

Também há rumores que o Apple Watch Series 7 pode começar a ser vendido em meados de outubro.

Quanto aos fones AirPods 3, o site DigiTimes, acredita que eles devem chegar antes do final do ano.

Murmúrios em torno dos AirPods 3 foram assunto constante em 2021, mas eles não apareceram no evento Spring Loaded e também estiveram ausentes do evento de setembro.

É possível que a Apple faça esse lançamento de forma discreta, para não prejudicar a estreia dos MacBook Pros.

Sair da versão mobile