Já faz um tempo que vemos rumores de um iPhone dourado, mas costumamos deixá-los de lado. Rumores falsos da Apple surgem o tempo inteiro, ainda mais próximo do lançamento de um produto, e a história parece bem estranha. Mas relatos do iPhone dourado estão ganhando força – até o AllThingsD está confirmando a existência – e não dá mais para ignorá-los. Especialmente considerando que eles fazem muito sentido.

Peças douradas

Muitos dos rumores do iPhone dourado surgiram de uma loja japonesa obscura de peças chamada Moumantai, que postou as seguintes imagens de uma suposta bandeja dourada de nano-SIM do iPhone 5S:

ku-xlarge

Foi bem fácil ignorar o vazamento: as peças da Apple são frequentemente feitas por terceiros, e isso aconteceu em abril, muito antes de toda a série de rumores sobre o novo iPhone. E, novamente, um iPhone dourado parecia uma mudança radical demais.

Era tão fácil ignorar que muita gente ignorou, assim como também foi ignorado um relato de um blog japonês que às vezes é confiável (eles foram os primeiros a dizer que o iPad mini teria esse nome) Macotakara, que dizia que o iPhone dourado estava a caminho. Novamente, o rumor do Macotakara podia ter apenas saído de um post do BGR, que mostrou a mesma bandeja de nano-SIM dourada de antes.

Nada demais. Até que chegou agosto.

No dia 8 de agosto, uma fornecedora de peças chamada Luna Commerce publicou as seguintes imagens de componentes aparentemente criados para um iPhone “cor de champanhe”:

ku-xlarge (1)

Novamente, fornecedores de peças não são muito confiáveis; podem ser montagens para antecipar o lançamento de um iPhone dourado, ou apenas uma forma de se promover. Assim como essa carcaça traseira dourada, publicada no site francês MacBoutic:

ku-xlarge (2)

 

Vazamento de componentes, quando são precisos, seguem um certo padrão. Inicialmente eles aparecem aos poucos, e do nada vários relatos e fotos deles são postados na web. No momento, o iPhone dourado está no meio deste caminho. Mas as peças são apenas uma parte de toda essa equação.

Começamos a dar atenção para esses rumores quando pessoas com excelente histórico de rumores da Apple começam a dar corda para eles. E isso vale muito mais do que qualquer peça que pode facilmente ser criada por alguém. E, na última semana, chegamos a um ponto em que não é mais possível ignorar essa história. Rene Ritchie, do iMore – uma das pessoas que mais sabiam sobre o iPad mini no ano passado – sugeriu na semana passada que ele ouviu algo sobre um iPhone dourado de diversas fontes diferentes. MG Siegler, conhecido por seus trabalhos no Google Ventures, descreveu o iPhone dourado como algo certo.

E agora foi a vez do AllThingsD confirmar que a Apple de fato venderá um iPhone dourado. Mais concreto do que isso só quando a Apple mesmo anunciar o aparelho.

Então parece bem provável que um iPhone dourado vai ser apresentado no dia 10 de setembro junto com um modelo mais acessível, o iPhone 5c. E quando você lembra do passado da Apple – e pensa no futuro – tudo começa a fazer sentido.

Tudo o que não brilha

Há um sentimento de que um iPhone dourado seria uma mudança muito radical da Apple, uma empresa que sempre apostou na dicotomia preto e branco. Mas isso não é verdade. De fato, uma injeção de cores é exatamente o tipo de coisa que a Apple faria neste momento.

Quando o iPhone 5 foi lançado, muitas críticas diziam que ele era entediante. E é verdade, era mesmo. Mas era entediante de uma forma que funcionava a favor da Apple. Era uma mudança em relação ao iPhone 4/4S, mas de uma maneira que ainda lembrava um iPhone. Isso é fundamental quando você vende um smartphone como um símbolo de status.

ku-xlarge

 

Se o iPhone 5 era entediante, o iPhone 5S seria ainda mais. Considerando tudo – e usando a lógica, lembrando a obsessão da APple com a eficiência da cadeia de produção – ele seria exatamente a mesma coisa do iPhone 5. Poderia ganhar um leitor de impressão digital, um recurso não imediatamente visível e provavelmente não muito usado pelos consumidores da Apple. Mas, tirando isso, ele seria o mesmo smartphone em aparência.

Isso é um problema, se você é a Apple, e algo que não dá para solucionar com um smartphone mais barato e colorido chamado iPhone 5c. Mas e um iPhone 5S com uma nova cor? Seria uma forma de mostrar que você tem o melhor, o mais recente, o mais caro. Em tempos onde smartphones são comuns, um novo iPhone é uma das poucas maneiras de se destacar na multidão. A Apple sabe disso. Ou, ao menos, deseja desesperadamente que isso ainda seja verdade.

Isso aconteceu com o iPod touch. Com o iPod. Com os Macs. E pode acontecer com o iPhone.

Mas… dourado?

Então… uma nova cor, certo? Faz sentido. Mas dourado? A Apple tem um gosto mais refinado do que isso. Certo? Não.

Vamos olhar para trás. Nós pensamos na Apple como uma empresa com um senso de estética admirável, mas eles conseguem errar também. Uma empresa capaz de lançar este iMac consegue fazer qualquer coisa:

ku-xlarge (3)

 

Mas mesmo além disso, a Apple já usou dourado antes. Por um tempo o iPod mini original foi vendido em uma cor bem parecida com a que esperamos encontrar no iPhone dourado.

ku-mediumDuas coisas merecem destaque em relação a este iPod mini. A primeira é que ele não é dourado como o que existe dentro do cofre do Tio Patinhas. A cor poderia ser descrita melhor como champanhe. O que não significa que é particularmente atraente.

Outro detalhe é que o iPod mini dourado foi tirado das prateleiras muito antes dos outros modelos de iPod mini, e a cor nunca mais foi usada pela Apple. Em outras palavras, ninguém comprou um.

Mas muita coisa mudou desde 2004, e o iPhone não é um iPod mini.

Considerando que estamos certos e a Apple realmente decidiu que precisa dar um novo fôlego à linha de iPhones – mas sem se arriscar muito – a cor dourada é uma escolha perfeitamente natural do ponto de vista de eficiência. O iMore explica:

De acordo com Ally Kazmucha, que conhece o processo, o dourado é uma das cores mais simples de anodizar em um iPhone. Envolve uma reação química simples, com uma possível adição de tintura dependendo da cor exata que eles querem produzir.

Então um iPhone dourado pode ser criado sem mudar muita coisa na cadeia de produção da Apple. E este iPhone pode ter como alvo um público diferente de compradores.

De olho no Oriente

Se é verdade que a Apple está fazendo um iPhone dourado, não importa se você quer comprar um. A não ser que você more no país com a maior população do mundo. Se o iPhone dourado existir, ele é como uma carta de amor da Apple para a China.

A Apple conseguiu algum sucesso na China nos últimos anos, mas a sua influência está diminuindo. Em julho, a empresa relatou que a receita na China caiu 14% em um período de um ano, e quase pela metade entre o Q2 e o Q3 deste ano. O motivo da queda? De acordo com Simon Cousins, CEO da empresa de relações públicas e comunicações chinesa Illuminant, ela não é mais tão atraente.

“Quase todos os consumidores chineses que desejam um iPhone já compraram um”, explicou Cousins, “e muitos outros trocaram para um Galaxy Note” e outros phablets. A Samsung tem quase 20% do mercado chinês de smartphones, e a Apple conta com menos de 5%. É o maior mercado do mundo e a participação da Apple é minúscula.

De fato, o sucesso que a Apple teve na China aconteceu apesar das suas ações; preto e branco normalmente são cores a se evitar já que lembram funerais. A novidade importa quase tanto com o status. O iPhone é muita coisa, mas não é novo, e só está disponível em preto e branco.

Dourado, no entanto? De acordo com Cousins, “não há outra cor possível para ser escolhida.”

Isso porque, apesar de muitos consumidores urbanos chineses verem um iPhone dourado como algo de “novos ricos”, estas pessoas provavelmente já têm um iPhone. Ou ao menos consideram ter um. Mas, como Cousins nos disse, há um grande mercado que ainda não foi explorado pela Apple que considera o dourado incrivelmente atrativo:

“Diferentes cores têm diferentes significados em diferentes épocas do ano, mas nada substitui o dourado como símbolo de riqueza e privilégio. Eu pensaria que a Apple quer novos usuários de iPhone… em áreas rurais ou remotas, em cidades menores.”

Para centenas de milhões de consumidores chineses que ainda não consideram a compra de um iPhone, um iPhone 5S dourado seria uma ótima combinação de novidade e prestígio. Se os iPhones 5c mais baratos não atraírem esses consumidores, o dourado pode atrair.

Mas vamos com calma

Então um iPhone 5S dourado faz sentido? Sim. Ao menos, não faz menos sentido do que outros rumores da Apple que surgiram nos últimos tempos. Parece um bom momento de apresentar uma cor nova. O dourado é prático do ponto de vista de produção e de vendas. E coisas mais feias já saíram de Cupertino antes.

O mais importante a ser lembrado sobre o iPhone 5S dourado é que, não importa o que você pense, ele não é feito para você. É para a Apple, e é uma chance de tentar conquistar espaço em uma das partes do mundo que resistem ao seu avanço.

Imagem via Shutterstock / Lucy Baldwin