Embora não estejamos esperando alguma grande notícia em relação a smartphones na WWDC (além da possível aparição do iPhone SE 2), vários tipos de rumores de iPhone estão se espalhando à medida que a conferência anual da Apple para desenvolvedores se aproxima. Esses boatos vão desde mudanças e upgrades plausíveis ao lançamento de novas cores.

Seu iPhone em breve vai abrir fechaduras inteligentes e veículos
Apple vai reembolsar em R$ 300 quem trocou a bateria de iPhone sem garantia em 2017

Começando com o mais provável de acontecer, uma reportagem do ETNews, da Coreia do Sul, afirma que os três novos iPhones programados para chegar no terceiro trimestre deste ano terão telas OLED. Anteriormente, rumores e previsões indicaram que pelo menos um modelo — a versão de tamanho médio, de 6,1 polegadas — permaneceria com uma tela LCD para manter baixos os custos e oferecer aos consumidores uma alternativa mais em conta em comparação com o provável sucessor de US$ 1 mil do iPhone X.

Essa mudança daria ao lineup de iPhone que está por vir uma frente mais unificada, caso cada telefone de fato traga a mesma tecnologia de tela e o FaceID. Entretanto, ao mesmo tempo, te faz imaginar se ter três modelos — com telas de 5,8, 6,1 e 6,5 polegadas — seria realmente necessário ou apenas um sintoma de um portfólio inchado.

O segundo rumor mais quente vem do analista da Deutsche Securities Jialin Lu, que disse ao Economic Daily News, de Taiwan, que pelo menos um dos iPhones chegando neste terceiro trimestro teria câmeras traseiras triplas, em vez do módulo de dual-camera presente no iPhone X e no iPhone 8 Plus.

Adicionando uma terceira câmera à traseira de um iPhone, a Apple teria mais dados fotográficos para usar com o modo retrato do telefone, além de outros recursos avançados, mas o verdeiro benefício seria a adição de uma nova tecnologia de detecção de profundidade e um zoom melhorado. Embora esse suposto iPhone não seja o primeiro do tipo a oferecer três câmeras traseiras (as honras aqui ficam com o Huawei P20 Pro), esse avanço confirmaria uma reportagem da Bloomberg de 2017 que alegou que o road map da Apple incluía a adição de sensores 3D em ambos os lados de iPhones futuros.

A última leva de rumores trata da aparição de iPhones com visual chamativo, com cores pasteis. Primeiro apontado pelo TechnoCodex (via 9to5Mac), o site relativamente desconhecido alega que esses iPhones “Violeta” e “Peel green” poderiam representar possíveis opções de cor para a próxima linha de iPhones. O TechnoCodex alega que a foto vazada acima vem de uma fábrica da Apple na Índia e que, além dessas novas traseiras de vidro, esses conjuntos de protótipo também teriam laterais metálicas douradas, em vez do aço padrão encontrado no iPhone X.

O timing desses rumores serve para nos lembrar que, para criar dispositivos suficientes para suprir a demanda deste terceiro trimestre, está na hora de a Apple finalizar os designs de seus próximos iPhones, antes que a produção de fato comece a trabalhar a todo vapor neste meio de ano. Infelizmente, a menos que algo bem inesperado aconteça, ainda teremos que esperar até o começo de setembro para saber com certeza quais desses rumores são, realmente, verdadeiros (pessoalmente, aposto que os iPhones verde e púrpura não se concretizarão).

Foto do topo por Alex Cranz/Gizmodo