_Apple

Câmera tripla, sensor laser e USB-C: o que devemos ter nos próximos iPhones

Ainda faltam pelo menos oito meses para o lançamento de novos iPhones, mas as primeiras informações sobre as próximas gerações já estão pipocando. Mark Gurman, da Bloomberg, que há anos traz uma série de novidades em relação a produtos da Apple com antecedência, publicou nesta quarta-feira (30) uma reportagem indicando as prováveis tecnologias do iPhone […]

iPhone XR

Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

Ainda faltam pelo menos oito meses para o lançamento de novos iPhones, mas as primeiras informações sobre as próximas gerações já estão pipocando. Mark Gurman, da Bloomberg, que há anos traz uma série de novidades em relação a produtos da Apple com antecedência, publicou nesta quarta-feira (30) uma reportagem indicando as prováveis tecnologias do iPhone dos aparelhos que serão lançados em 2019 e 2020.

Novidades para o iPhone de 2019

Para este ano, ele diz que podemos esperar sucessores para o iPhone Xs, Xs Max e iPhone XR. O modelo maior, Xs Max, deve ter três câmeras na traseira: um sensor tradicional, outro para zoom óptico e outro com campo mais amplo.

A companhia prepara ainda uma série de funções de software que seriam auxiliadas pelo trio de câmeras – segundo as fontes ouvidas por Gurman, a captura de mais pixels possibilitaria a edição de vídeos e fotos para a inclusão de algum assunto que tenha ficado fora do enquadramento, por exemplo. A Apple planeja ainda aumentar a duração das Live Photos – que capturam um pedacinho de vídeo antes e depois do clique – de três para seis segundos.

Os iPhones desse ano também podem vir com um conector USB-C em vez do Lightining, usado desde 2012. O último iPad Pro, inclusive, conta com essa entrada. Essa é uma das informações mais animadoras por finalmente indicar uma padronização na indústria – muitos Androids têm USB-C.

Por fim, os modelos de 2019 ainda terão um novo processador e usarão um sensor atualizado para o FaceID. O design não deve mudar muito e as maiores mudanças devem acontecer só em 2020, principalmente para preparar o terreno para a adoção da tecnologia 5G nos iPhones.

Além de iPhones, a Apple pode lançar uma versão atualizada do iPad mais barato, com tela de aproximadamente 10 polegadas e processador mais veloz entre março e junho deste ano. O dispositivo ainda deve ter conector Lightning. Outro iPad que pode receber uma atualização é o iPad mini, que não tem novidades desde 2015.

Planos para 2020

Gurman aponta que os iPhones do ano que vem terão um sensor laser em uma das três câmeras traseiras. Esse sensor seria capaz de escanear o ambiente em 3D, funcionando a até 4,5 metros de distâncias. Para efeitos de comparação, um sistema 3D é utilizado atualmente para o FaceID e consegue fazer leituras entre 25 a 50 centímetros.

A intenção de um sensor como esse é aumentar as capacidades do iPhone com a realidade aumentada – a câmera teria um percepção de profundidade melhor para organizar objetos, por exemplo. A tecnologia também pode ajudar a tirar Retratos mais precisos. De acordo com as fontes de Gurman, a Apple já está testando esse novo sistema com a Sony, que deve fabricar o sensor.

Essa câmera 3D com sensor laser poderia estrear em um novo iPad Pro, que seria lançado entre março e junho de 2020.

iOS 13

O iOS 13 deve incluir uma opção de modo noturno, seguindo os passos do macOS Mojave. São planejados ainda melhorias para o CarPlay e algumas alterações específicas para o iPad, incluindo uma nova tela inicial e a possibilidade de alternar entre múltiplas páginas de um mesmo app (alternar rapidamente abas em navegadores, por exemplo).

Há expectativa para a integração de dois novos serviços em atualizações deste ano no iOS. Provavelmente teremos um serviço de assinatura de serviços e o serviço de streaming de vídeo da própria Apple.

[Bloomberg]

Sair da versão mobile