Em um época em que dispositivos inteligentes (smartwaches, smartbands e etc) são procurados como nunca, ainda há um aparelho que ainda não conseguiu surfar essa onda: os smartglasses, ou óculos inteligentes. A tendência começou com o Google Glass, há quase dez anos atrás, mas até hoje não atingiu o sucesso esperado.

Agora, parece que as empresas gigantes da tecnologia voltaram a direcionar seus esforços para construir óculos inteligentes que sejam mais funcionais — e que tenham recursos realmente úteis para o dia a dia dos usuários. Infelizmente, ainda não existem muitas opções no mercado brasileiro, mas vamos juntar algumas informações importantes para você comprar seu smart glass. 

Proteção nas lentes

Primeiramente, verifique se as lentes possuem proteção para os olhos. Uma quantidade imensa de recursos não é mais importante que a saúde de seus olhos. Então, veja se nas especificações do produto existe alguma proteção, já que quem usa deve poder passar bastante tempo com o dispositivo no rosto.

Qualidade de áudio

Fique atento à qualidade de áudio do produto. Alguns smart glasses não possuem uma qualidade satisfatória de reprodução, e alguns são impossíveis de reproduzir sons em ambientes com algum tipo de ruído. Então, para evitar decepções, estude bem as especificações de reprodução de áudio de óculos inteligentes.

Integração com sistema operacional do smartphone

Verifique se há integração com o sistema operacional de seu smartphone para você poder utilizar ao máximo os recursos de seu óculos — como ouvir músicas, atender chamadas e receber notificações. Caso contrário, não poderá conectar os óculos inteligentes ao celular e aproveitar todas as funcionalidades.

Listamos abaixo uma dica de smartglasses disponíveis no mercado nacional.

Razer Anzu

No Brasil, a principal opção é o Razer Anzu, óculos inteligentes disponíveis com lentes com filtragem de luz azul ou lentes polarizadas de óculos de sol, áudio de baixa latência, microfone e alto-falantes integrados. O dispositivo tem bateria que dura até 5 horas e resistência à água. O óculos razer está disponível em versões com lentes quadradas e redondas por R$ 1.386.