Se você está buscando uma alternativa para se deslocar pela cidade sem usar seu carro ou transporte público, uma bicicleta elétrica pode ser uma boa escolha. A elétrica é pratica, são possíveis de recarregar em qualquer tomada, são ótimas para exercícios físicos, já que o motor funciona a depender da intensidade das pedaladas do ciclistas, além de ajudar pessoas que possuem alguma limitação motora a andar de bicicleta, uma vez que alguns modos de aceleração reduzem significativamente a exigência de esforço do usuário.

Nesta edição da seção Saiba Como do Gizmodo Brasil, trouxemos algumas dicas para ajudar você a comprar sua bicicleta elétrica. Confira!

Tipo

Assim como bicicletas comuns, as elétricas, ou e-bikes, são projetadas para uma finalidade específica. Por exemplo, algumas bicicletas são desenvolvidas para deslocamento em áreas urbanas, enquanto outras são pensadas especificamente para usuários que gostam de fazer trilhas. Considere o tipo de uso que terá para escolher o tipo de bicicleta elétrica que atenda melhor às suas necessidades.

Motor

Há bicicletas elétricas com dois tipos de motores no mercado brasileiro: o primeiro acelera de acordo com o ritmo das pedaladas do usuário. Na medida em que este ritmo vai ficando menos intenso, o motor fornece uma aceleração para manter a velocidade e necessita apenas que o ciclistas mantenha algumas pedaladas apra continuar dando esse impulso.

O segundo tipo de motor é o que não necessita da força das pedaladas para entrar em ação. A aceleração é realizada automaticamente e a velocidade pode ser controlada pelo ciclista no guidão da bicicleta.

Bateria

Existem dois tipos de bateria no mercado: as de chumbo-ácido, que tem menor custo, mas com vida útil relativamente curta e carregamento bastante demorado; e, baterias de íons de lítio, mais duráveis, com carregamento mais veloz, mas que tem o preço muito elevado.

Material do Quadro

Existem bicicletas com quadro de aço, alumínio, fibra de carbono. A depender do tipo de motor, bateria, somado ao peso do material do quadro, o usuário pode ter certa dificuldade ao manusear a bike. Caso esteja dentro no orçamento, vale a pena investir em bikes com quadros em materiais mais leves.

Listamos abaixo três modelos com bateria de lítio e quadros com materiais leves.

Bicicleta Elétrica Liberty

A bicicleta aro 29 tem quadro de alumínio e motor com potência de 350W, bateria de lítio, sistema de câmbio com 21 velocidades e painel para controlar recursos do pedal assistido. A bike pode ser encontrada na Amazon.

Bicicleta Elétrica Retrô

A bike possui quadro de aço carbono, motor de 350W, bateria de lítio, painel com indicador de bateria e 5 níveis de assistência do pedal assistido. O produto está à venda nas Lojas Americanas.

Bicicleta Elétrica Basic

A bicicleta tem motor de 350W de potência com sistema de pedal assistido, bateria de lítio e velocidade máxima de até 25Km/h. A bicicleta também está à venda nas Lojas Americanas.

Assine a newsletter do Gizmodo