_Saiba Como

Saiba como comprar uma bicicleta elétrica

Se você está buscando uma alternativa para se deslocar pela cidade sem usar seu carro ou transporte público, uma bicicleta elétrica pode ser uma boa escolha. A elétrica é pratica, são possíveis de recarregar em qualquer tomada, são ótimas para exercícios físicos, já que o motor funciona a depender da intensidade das pedaladas do ciclistas, […]

Se você está buscando uma alternativa para se deslocar pela cidade sem usar seu carro ou transporte público, uma bicicleta elétrica pode ser uma boa escolha. A elétrica é pratica, são possíveis de recarregar em qualquer tomada, são ótimas para exercícios físicos, já que o motor funciona a depender da intensidade das pedaladas do ciclistas, além de ajudar pessoas que possuem alguma limitação motora a andar de bicicleta, uma vez que alguns modos de aceleração reduzem significativamente a exigência de esforço do usuário.

Nesta edição da seção Saiba Como do Gizmodo Brasil, trouxemos algumas dicas para ajudar você a comprar sua bicicleta elétrica. Confira!

Tipo

Assim como bicicletas comuns, as elétricas, ou e-bikes, são projetadas para uma finalidade específica. Por exemplo, algumas bicicletas são desenvolvidas para deslocamento em áreas urbanas, enquanto outras são pensadas especificamente para usuários que gostam de fazer trilhas. Considere o tipo de uso que terá para escolher o tipo de bicicleta elétrica que atenda melhor às suas necessidades.

Motor

Há bicicletas elétricas com dois tipos de motores no mercado brasileiro: o primeiro acelera de acordo com o ritmo das pedaladas do usuário. Na medida em que este ritmo vai ficando menos intenso, o motor fornece uma aceleração para manter a velocidade e necessita apenas que o ciclistas mantenha algumas pedaladas apra continuar dando esse impulso.

O segundo tipo de motor é o que não necessita da força das pedaladas para entrar em ação. A aceleração é realizada automaticamente e a velocidade pode ser controlada pelo ciclista no guidão da bicicleta.

Bateria

Existem dois tipos de bateria no mercado: as de chumbo-ácido, que tem menor custo, mas com vida útil relativamente curta e carregamento bastante demorado; e, baterias de íons de lítio, mais duráveis, com carregamento mais veloz, mas que tem o preço muito elevado.

Material do Quadro

Existem bicicletas com quadro de aço, alumínio, fibra de carbono. A depender do tipo de motor, bateria, somado ao peso do material do quadro, o usuário pode ter certa dificuldade ao manusear a bike. Caso esteja dentro no orçamento, vale a pena investir em bikes com quadros em materiais mais leves.

Listamos abaixo três modelos com bateria de lítio e quadros com materiais leves.

Bicicleta Elétrica Liberty

A bicicleta aro 29 tem quadro de alumínio e motor com potência de 350W, bateria de lítio, sistema de câmbio com 21 velocidades e painel para controlar recursos do pedal assistido. A bike pode ser encontrada na Amazon.

Bicicleta Elétrica Retrô

A bike possui quadro de aço carbono, motor de 350W, bateria de lítio, painel com indicador de bateria e 5 níveis de assistência do pedal assistido. O produto está à venda nas Lojas Americanas.

Bicicleta Elétrica Basic

A bicicleta tem motor de 350W de potência com sistema de pedal assistido, bateria de lítio e velocidade máxima de até 25Km/h. A bicicleta também está à venda nas Lojas Americanas.

Sair da versão mobile