_Saiba Como

Montar uma casa inteligente não é tão complicado; veja como

Saiba o que você precisa para controlar eletrodomésticos, luzes e fechaduras por comandos de voz ou via app de smartphone

O post de hoje da seção Saiba Como traz um manual para que você entenda o que é necessário para controlar todos os seus eletrodomésticos, luzes e fechaduras por comandos de voz — ou via aplicativos de smartphone.

Smart Speaker

O primeiro passo para iniciar o processo de automação de sua casa é adquirir um smart speaker. Por meio dos assistentes virtuais é possível controlar cada aparelho inteligente da sua casa por simples comandos de voz.

Google Nest e Echo Dot da Amazon são alguns dos smart speakers disponíveis no mercado brasileiro. Eles vêm de fábrica com funções como lembretes de tarefas da agenda, ligações por comando de voz, tocar músicas e podcasts de aplicativos de streaming e, principalmente, controlar alguns aparelhos eletrodomésticos que tenham compatibilidade.

É importante levar em consideração que cada smart speaker possui compatibilidade com aparelhos específicos. Caso compre um aparelho que não tenha suporte do seu smart speaker não se preocupe, com um controle universal isso pode ser facilmente resolvido. 

Controle infravermelho

O controle universal possibilita controlar os eletrodomésticos que não têm integração direta com os smart speakers e podem salvar aquele usuário que comprou algum aparelho inteligente que não tem suporte de seu assistente virtual. Os controles utilizam luz infravermelha para controlar os eletrodomésticos, e torna possível que os comandos emitidos pelos assistentes virtuais sejam obedecidos pelos objetos eletrônicos. Ao dar um comando de voz para seu assistente, ele recebe, processa e emite o comando para seu controle infravermelho, que aciona o dispositivo eletrônico desejado.

Luzes inteligentes

Existe uma variedade de lâmpadas à venda no mercado brasileiro que podem ser acesas, apagadas ou terem as cores alteradas por comandos de voz. Os produtos também mostram status de consumo de energia que pode ser visualizado por aplicativo.

As marcas mais populares comercializam seus produtos por valores bem elevados para o mercado brasileiro. No entanto é possível encontrar opções mais em conta, com, as lâmpadas da linha casa inteligente da Positivo, ou de marcas chinesas que podem ser encontradas no Ali Express por preços mais acessíveis.

Eletrodomésticos inteligentes

Algumas empresas fabricam alguns eletrodomésticos focados no conceito de casa inteligente, como geladeira, aspirador de pó robô e lava roupas. Os eletrônicos vêm com conectividade wi-fi e podem ser controlados via aplicativo ou smart speaker.

Samsung e LG têm produtos comercializados no mercado brasileiro, mas que são mais caros que os produtos tradicionais (não “inteligentes”) justamente pela variedade de recursos que apresentam. 

Tomadas, interruptores e trancas inteligentes

Caso não queira investir em um eletrodoméstico que tenha suporte de assistentes virtuais você pode adquirir algumas tomadas inteligentes. Ao serem ativadas por sinal infravermelho, elas podem ligar e desligar os eletrodomésticos comuns — uma boa para diminuir o consumo de energia. Além disso, é possível instalar interruptores inteligentes, que podem ser controlados à distância por aplicativo de smartphone, sem a necessidade de um controle infravermelho ou um smart speaker.

Outra boa alternativa para aumentar sua segurança é a instalação de smart locks, ou trancas inteligentes, que podem ser acionadas por biometria. Alguns modelos têm alarme integrado, que é acionado em caso de tentativa de acesso de pessoas desconhecidas ou arrombamento.

Veja abaixo alguns produtos que podem ajudar na tarefa de automatizar sua residência.

Echo Dot

O smart speaker da Amazon é controlado por voz com a assistente virtual Alexa. Com simples comandos de voz, você pode pedir que o dispositivo reproduza músicas, notícias, dite os compromissos de sua agenda, faça ligações. É o dispositivo ideal para começar a tornar sua casa inteligente. Saiba mais sobre o Echo Dot clicando AQUI!

Controle universal infravermelho Broadlink 

O controle remoto universal infravermelho Broadlink pode controlar vários dispositivos eletrônicos através de comandos feitos a partir de aplicativos para smartphone, tablet ou assistente virtual. O produto pode ser encontrado na loja Amazon por R$ 118.

Kit casa inteligente Positivo

O kit casa inteligente da Positivo é bem fácil de encontrar em lojas online, e vem com duas lâmpadas e duas tomadas inteligentes com conectividade wi-fi e suporte para a Alexa, assistente virtual da Amazon.

Aspirador de pó robô

Compatível com Amazon Alexa e Google Assistant, o aspirador de pó robô Eufy é uma ótima alternativa para quem quer um eletrodoméstico para acelerar o processo de limpeza da casa. Além de ser controlado por smart speakers, o aspirador pode ser controlado por app de smartphone, onde é possível monitorar também seu status de funcionamento. Saiba mais sobre o aspirador de pó robô Eufy clicando AQUI!

Sair da versão mobile