Começa hoje uma nova seção do Gizmodo Brasil, o “Saiba Como”.

Aqui você receberá dicas indispensáveis que vão ajudar na decisão de comprar um novo dispositivo eletrônico para usar no dia a dia.

Em tempos de pandemia, estudar e trabalhar de casa virou rotina necessária. Para seu próprio bem estar, investir em um bom equipamento ajuda (e muito!) no rendimento das tarefas. De olho nisso, separamos informações para te ajudar numa escolha que sempre ronda a cabeça na hora da escolha:

Desktop ou notebook, qual é o melhor para você?

Saiba como a partir de agora:

Portabilidade

Se você busca mobilidade, o dispositivo ideal para você é um notebook. A depender do propósito da máquina, ela pode ser um pouco maior, mais pesada e um pouco mais difícil de transportar. No entanto, conforme a tecnologia vai avançando, os componentes internos ficam cada vez menores, ocupam menos espaço e os notebooks, consequentemente, ficam menores e mais finos.

Troca de componentes e manutenção

Uma vantagem dos desktops em relação aos notebooks é a possibilidade de realizar troca de componentes internos da máquina. Nos computadores de mesa cada peça pode ser trocar pelo usuário e substituída por outras mais modernas e potentes com relativa facilidade. A manutenção também é mais simples que nos notes.

Os notebooks, por sua vez, não permitem que alguns componentes internos sejam substituídos, como processador e chip gráfico que, normalmente, são soldados na placa mãe do dispositivo. Isso faz toda a diferença para quem quer um computador para jogar e que demanda upgrades para continuar rodando jogos de gerações mais atuais. As únicas mudanças possíveis são dos pentes de memória RAM e a adição de SSD.

Algumas marcas de notebook possuem componentes de desktop, o que é o caso do 2 A.M. E550, note desenvolvido para jogos, que pode ser equipado com peças com melhor desempenho se comparadas a peças tradicionalmente incluídas em dispositivos móveis.

Processador

Componentes como processadores, por exemplo, são fabricados inicialmente com foco nos desktops, para depois sofrerem alterações e adaptação para modelos de notebook. Por isso, o processador de notebook possui limitações que podem incomodar o usuário em determinadas tarefas.

Processadores mais potentes, que demandam mais energia e geram mais calor podem não ter o desempenho esperado, justamente pela limitação do hardware do dispositivo. Levando isso em consideração, caso necessite de muito poder de processamento, talvez valha a pena um desktop.

Preços

Um ponto positivo para os desktops sem dúvida nenhuma são os preços. Mesmo com componentes idênticos aos notebooks, são mais baratos. Isso é um tópico a se considerar, principalmente se você estiver em busca de um PC gamer, já que não terá as limitações características de um hardware de notebook e pode ser adquirido por um valor mais baixo.

Agora você já decidiu o que vai comprar, mas ainda é preciso levar em consideração qual a melhor configuração para realizar suas tarefas sem problemas.

Caso vá usar seu novo computador apenas para trabalhar ou estudar sem programas pesados, as versões com processador Intel Celeron e 4GB de memória RAM são opções um pouco mais baratas. Caso precise para tarefas mais complexas e rodar programas que exigem um pouco mais de potência do seu hardware, computadores com Intel Core i3 ou Ryzen 3 com 4GB de RAM podem ser ótimas opções.

Se vai utilizar programas pesados, como editores de vídeo ou realizar algumas tarefas de modelagem 3D vai precisar de componentes mais potentes. A partir daí vale a pena pensar em computadores com Ryzen 5 ou Intel Core i5 com 8GB de RAM, e se quer mais capacidade de processamento, máquinas equipadas com Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7 com no mínimo 8GB de memória RAM podem atender melhor suas necessidades. Mas vale ressaltar que computadores com componentes mais poderosos são bem mais caros.

Notebook 2AM E550

O notebook 2 A.M. E550 vem com armazenamento 1TB de HD mais um SSD de 128GB, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050, ideal para jogar games mais atuais, processador Core i5 de 9ª geração e 8GB de memória RAM. O notebook tem tela de 15,6 polegadas e teclado retroiluminado. Com certeza você terá excelentes experiências com seus jogos favoritos.

2A.M. E550

Computador Intel

O computador Intel vem com Processador Intel Core i5, 8GB de memória RAM e SSD 240GB, tela de ‎19,5 Polegadas e sistema operacional Linux. O computador é ideal para trabalhar e roda softwares um pouco mais pesados de edição de imagem e vídeo e modelagem 3D. O dispositivo pode ter problemas para tarefas que exigem mais poder de processamento como edição de vídeos em 4K.

Computador Intel

 

Computador All in One Positivo

Com Tela de 21,5 polegadas, o Positivo Al in One, com seu design super slim, é ideal para aqueles usuários que não querem ocupar muito espaço com um computador de mesa. O computador vem equipado com Intel Celeron de 2 núcleos, HD de 500GB de memória e 4GB de memória RAM.

Computador all in one positivo

Computador LG All in One

Com processador Quad Core, 4GB de RAM e HD de 500GB e preço mais acessível, o computador All in One da LG é excelente para quem procura uma máquina para estudar ou para fazer tarefas simples de trabalho. O dispositivo tem tela IPS Full HD de 21,5 polegadas e bordas ultrafinas.

LG all in one

Assine a newsletter do Gizmodo