A água deste lago da Eslováquia congelou de forma tão cristalina que parece até que esses caras caminham sobre uma fina camada de vidro transparente. Tomas Nunuk e o amigo descobriram o lago nas Montanhas Tranta por acaso, quando se viram obrigados a alternar a rota planejada devido às más condições do tempo e a mudança os fez encontrar o local de gelo surpreendentemente cristalino.

O vídeo foi publicado em dezembro de 2014, quando uma controversa discussão sobre a veracidade das imagens teve início. O Daily Mail identificou nos comentários do vídeo (e no Reddit) uma certa descrença: usuários afirmando que ele não era nada mais que uma montagem. Entretanto, explicar como foi feita a montagem se mostrou tão complicado quanto explicar como este gelo ficou tão cristalino.

>>> Por que alguns cubos de gelo são cristalinos e outros turvos?

Mas para a nossa sorte, Robbie Gonzalez do i09 encontrou uma explicação: o vídeo mostra um exemplo de gelo de congelamento, que pode ficar excepcionalmente claro se exposto às condições adequadas — ausência de movimento e água fresca quase que completamente isenta de bolhas e outras impurezas, como sedimentos.

A pesquisa de Peter Mullen e Stephen Warren, geofísicos da Universidade de Washington, confirma que o gelo se torna transparente quando a água está livre de bolhas e impurezas, e complementa, dizendo que a transformação é possível quando a queda na temperatura ocorre lentamente.

Seguindo o congelamento inicial na superfície do lago, gelo é adicionado à base conforme calor sobe através do gelo. Ar dissolvido na água não pode ser incorporado no gelo cristalino; ele permanece na água subjacente ou, se a água estiver saturada com ar, aparece em forma de bolhas dentro do gelo. A concentração de bolhas é maior quando o congelamento ocorre de de forma rápida, pois a camada de água está mais saturada de ar. Entretanto, as bolhas do “gelo de congelamento” formadas pelo congelamento da base são menores, tornando o gelo relativamente mais claro e conhecido por “gelo negro”, em contraste ao “gelo branco”.

Miles Traer, geocientistas de Stanford, confirma que o gelo cristalino é criado quando a água não contém impurezas, bolhas, congela lentamente e ainda: dá para fazer em casa. Ele diz que restaurantes usam várias técnicas para remover as bolhas de ar ,que geralmente tornar o gelo branco. Isso é possível usando aparelhos caríssimos como o Clinebell CB3030, uma máquina de gelo que torna água líquida em gigantescos cubos de gelo cristalinos, mas existem maneiras mais simples — e baratas — para obter resultados parecidos em casa. O especialista em drinks Camper English fez uma lista de técnicas para fazer gelo cristalino em casa, documentando as tentativas em grande detalhe com direito a até mesmo tutoriais passo a passo de técnicas que não funcionaram. [i09, Daily Mail, Reddit, YouTube]