_Tecnologia

Saiba quais celulares com 5G estão disponíveis no Brasil

Alguns modelos da Samsung, Apple, Xiaomi, Motorola e Asus vendidos no Brasil poderão aproveitar a tecnologia. Veja quais

Pessoa tirando foto de um letreiro escrito 5G

Imagem: Arne Dedert (Getty Images)

O assunto do dia é o leilão do 5G realizado pela Anatel para liberar concessões de novas faixas de radiofrequência para empresas operarem a tecnologia no Brasil. A implantação da tecnologia no país deve promete impactar significativamente a forma como lidamos com a internet, já que uma das principais vantagens do 5G para nossa atual tecnologia é a velocidade. A latência, tempo entre a emissão do comando e sua resposta, do 4G é de cerca de 70 milissegundos enquanto a do 5G é algo menor que 1 milissengundo.

As operadoras Claro, Vivo e Tim levaram as faixas de 3,5 GHz, as principais do leilão. A faixa em questão é apontada como ideal para atender as áreas urbanas. Arrematando a frequência as empresas precisam cumprir algumas obrigações, entre as quais está implantar a infraestrutura que possibilite a utilização do 5G em todas as capitais até Julho de 2022.

Mas como acontece com toda tecnologia nova, é necessário entender primeiro se os dispositivos que já existem no mercado possuem suporte para a nova tecnologia. Quando falamos de 5G no Brasil, infelizmente, diversos aparelhos não vêm com suporte de fábrica — sobretudo os modelos mais antigos e os de baixo custo. É preciso entender que os aparelhos mais utilizados no país para acessar a internet são os celulares, uma vez que uma baixa parcela da população não tem acesso a computadores.

Há hoje uma lista restrita de aparelhos que possuem suporte para a tecnologia. Então, provavelmente, se seu smartphone for mais antigo, precisará fazer uma troca. Veja abaixo alguns aparelhos com 5G disponíveis no Brasil:

Samsung

Motorola

Asus

Xiaomi

Apple

 

Sair da versão mobile