A terça-feira (9) começou com uma grata surpresa aos usuários low profile do WhatsApp: agora é possível esconder o status online e sair de grupos sem atualizar o grupo – só o administrador fica sabendo.
A seguir, o leitor do Gizmodo acompanha todas as mudanças e, principalmente, como colocá-las em prática. Lembrando que a atualização ainda pode demorar para chegar em todos os aplicativos. A Meta, big tech por trás do WhatsApp, anunciou que fará a transição de modo gradual.
Como ficar online sem mostrar status
- Na página inicial do WhatsApp, vá em “Configurações”
- Depois clique em “Conta”
- Em seguida, acesse o link “Privacidade”
- Se o seu app já estiver atualizado, aparecerá a opção para escolher quem pode ver o seu “Visto por último e online”
- Escolha quem pode saber que você está online: “todos”, “meus contatos”, “meus contatos, exceto…” e “ninguém”
Se escolher que o “online” e o “visto por último” não sejam vistos por ninguém, lembre-se que você também não poderá acessar essas informações nas contas de outras pessoas.
Segundo o WhatsApp, a opção ainda não foi implementada. “Vai começar para todos os usuários este mês”, disse a rede em post no blog.
Como sair de grupos sem ser descoberto
A gente sabe: você já ficou em algum grupo querendo sair só para não virar assunto depois do “Fulano saiu do grupo”. Com a atualização do WhatsApp, seus problemas acabaram. O recurso permite que o usuário saia discretamente, sem que ninguém o perceba – exceto pelo administrador. É só fazer assim:
- Escolha o grupo que você não quer mais fazer parte (tem vários, a gente sabe)
- Ao entrar na conversa, clique no nome do grupo
- Desça a página de informações até o final
- Vá em “Sair do grupo“
- E, por fim, “Sair“
Mas cuidado! Você só vai sair escondido se aparecer a mensagem: “Somente os admins serão notificados quando você sair do grupo“, na caixinha para confirmar a saída. Se não tiver essa frase, sua saída será vista por todos.
Print bloqueado em mensagens temporárias
Mensagens temporárias, como o nome supõe, não poderão se transformar em prints, nome popular para as capturas da tela. O bloqueio vale para fotos e vídeos. Segundo o WhatsApp, o objetivo é oferecer mais proteção. “O recurso ainda está em teste, mas o implementaremos em breve”, disse a rede.
Nada mudou por aqui
Se o seu app ainda não mostrou as novas funcionalidades, pode ser que ele precise ser atualizado. Para atualizar o WhatsApp:
- Acesse a sua loja de aplicativos (Play Store para dispositivos Android e App Store para dispositivos Apple) e busque por “WhatsApp“
- Abra a página do aplicativo (é o 1º que aparece)
- Logo no início da página, verifique se há o botão “Atualizar“
- Clique em “Atualizar” e aguarde o download
- Feito isso, o aplicativo reiniciará e está pronto para uso.
Caso o botão “Atualizar” esteja com a mensagem “Abrir“, resta esperar: o app já está na versão mais recente disponível.