_Samsung

A era dos smartphones 4K pode começar ainda este ano com o Samsung Galaxy Note 5

A Samsung deve colocar painéis com resolução UltraHD - isto é - 2160 x 3840 pixels - no Galaxy Note 5. Isso significa até 762 ppi em densidade de pixels.

O que você espera de um smartphone? Bom desempenho, bateria que dura bastante e atualizações rápidas de software? As fabricantes ouviram você e estão preparando smartphones com… tela 4K. É justamente o que você queria!

Segundo o PhoneArena, a Samsung vai colocar painéis Super AMOLED com resolução UltraHD – isto é – 2160 x 3840 pixels – no Galaxy Note 5. A tela deve entrar em produção a partir de agosto, preparando-se para um lançamento em setembro.

Seriam dois modelos: 5,89 polegadas para a versão plana, e 5,78″ para um Note 5 com duas bordas que se curvam nas laterais, assim como no Galaxy S6 Edge. Isso significa uma densidade de pixels de 748 ppi e 762 ppi, respectivamente.

Há alguns bons motivos para acreditar nesse rumor. Algum tempo atrás, a Samsung disse a analistas que esperava levar telas QHD (2560 x 1440) a smartphones em 2014 – e cumpriu a promessa. Para 2015, eles prometeram smartphones 4K.

Mas… para que tantos pixels? A Samsung quer resoluções cada vez mais altas por causa de suas ambições em realidade virtual. Ao colocar um smartphone no rosto, você precisa de muitos pixels para que a experiência seja imersiva.

A Samsung tem muito a ganhar se a realidade virtual for a próxima fronteira: afinal, isso exige processadores novos e mais potentes, e telas absurdamente mais nítidas – a coreana fabrica e vende ambos.

E a Samsung não está sozinha nessa: no ano passado, a LG sugeriu que o futuro dos smartphones está em telas com 600 ppi e 700 ppi – ou seja, resoluções 4K.

Além disso, a Qualcomm diz que pessoas com visão perfeita podem notar diferenças na imagem a até 573 ppi. É bem mais do que os 300 ppi mencionados por Steve Jobs ao apresentar a primeira tela Retina, há quase cinco anos.

Mas uma tela 4K não iria destruir a bateria? Bem, a Qualcomm sugere que a diferença no consumo de energia entre uma tela QHD e 4K é de apenas 130 mW, um aumento de meros 5%.

Sim, este pode ser o ano dos smartphones 4K, exatamente como você pediu. [PhoneArena]

Foto por Manu Contreras/Flickr

Sair da versão mobile