De olho no mercado automotivo a Samsung comprou a Harman, companhia especialista em áudio que tem forte presença no desenvolvimento de dispositivos para veículos conectados. O acordo foi fechado em US$ 8 bilhões e é a maior aquisição da história da empresa sul-coreana.

• Atualização fará Android Auto funcionar no smartphone sem necessidade de central multimídia
• Samsung lançará uma nova assistente pessoal no Galaxy S8

Nos últimos anos, a Harman intensificou o desenvolvimento de tecnologias para carros e cerca de 65% da receita – que chegou a US$ 7 bilhões no ano passado – veio desse setor.

Segundo a Samsung, o conhecimento em telas, interfaces de usuários e tecnologia de semicondutores irá criar “oportunidades significativas de crescimento” para o negócio de auto-peças da Harman, que recentemente fechou grandes acordos com montadoras como a Fiat Chrysler e General Motors.

“O veículo do amanhã será transformado pela tecnologia inteligente e conectividade da mesma forma que os celulares simples se tornaram dispositivos sofisticados na última década”, disse Young Sohn, presidente e diretor de estratégia da Samsung Eletronics, em um comunicado para imprensa.

A Samsung sai atrás de outras gigantes como Google e Apple que já possuem sistemas de entretenimento para veículos (Android Auto e CarPlay, respectivamente), mas com uma presença forte consolidada por outra companhia.

Harman Kardon, AKG e JBL são algumas dar marcas pertencentes à Harman. Toda a estrutura da empresa deve continuar como hoje, incluindo funcionários e infraestrutura. Os investidores devem aprovar definitivamente a aquisição na metade de 2017.

[Samsung via The Verge]

Imagem: AP Photo/Ahn Young-joon.