Ficar encalhado em outro país sem dinheiro para comprar a passagem de volta para casa é um pesadelo bem peculiar (e assustador). A Samsung ameaçou fazer isso com dois blogueiros de acordo com um post do The Next Web.

Os blogueiros em questão dizem que deixaram claro que estavam indo para a IFA às custas da Samsung para cobrir o lançamento não só de produtos da Samsung, mas de outras fabricantes também. Ainda assim, a Samsung aprece ter levado a dupla como um tipo de embaixadores (“promotores”) da marca, apesar dos seus protestos. Mas foi quando eles desembarcaram na Alemanha que o tempo fechou.

Um dos blogueiros disse o seguinte ao Next Web:

“Recebemos uma ligação da Samsung Índia dizendo ‘você pode ser parte disso e vestir o uniforme, ou pode comprar as suas passagens de volta para casa e arcar com as despesas com o hotel a partir do momento em que desligarmos…’

Alguns minutos depois, recebemos uma ligação de um cara da Samsung índia que disse que nossos voos na sexta haviam sido cancelados e que nos levariam de volta no primeiro voo em vez disso. Mas somente, e apenas se somente nós concordássemos em vestir a camiseta da Samsung pelo menos no evento Unpacked e não escrevêssemos sobre esse incidente.

‘Nada disso deve sair de Berlim. Ou chegar à Índia.'”

Após a história explodir, outros blogueiros indianos se manifestaram. Amit Bhawani publicou um post em seu blog esclarecendo que o programa da Samsung responsável por esse relacionamento com blogueiros, o Mob!lers, deixou bem claro que havia duas categorias para a ida a Berlim: jornalistas e promotores. Os blogueiros que passaram pelo perrengue dizem que pediram, várias vezes, para irem como jornalistas, pedido que, no fim das contas, não foi atendido. Bhawani questiona se, ante essa negativa, eles deveria ter deixado a Índia. Sim? Não?

De qualquer forma, a ideia de ficar sem grana em um país estranho e sem o apoio de quem te levou para lá é bem ruim. No fim, a dupla de blogueiros indianos vestiu a camisa (literalmente) da Samsung e conseguiu voltar para casa. Não foi o final mais feliz possível, mas poderia ter sido pior. A Samsung se manifestou oficialmente sobre o ocorrido e lamentou o que classificou como “mal entendido”. O comunicado completo:

“O Samsung Mob!lers é uma comunidade voluntária de usuários de dispositivos móveis da Samsung, a quem são oferecidas oportunidades de participar em nossos eventos de publicidade ao redor do mundo. Nesses eventos, todas as atividades a que eles se submetem são realizadas voluntariamente. Nenhuma atividade é forçada.

Lamentamos que tenha havido um mal entendido entre os coordenadores do Samsung Mob!lers e o relevante blogueiro, pois entendemos que ele não foi suficientemente informado da natureza das atividades do Samsung Mob!lers na IFA 2012. Estamos tentando entrar em contato com ele.

Respeitamos a independência de blogueiros para que publiquem suas próprias histórias.”

Os dois lados da história são um tanto confusos, é difícil, com as informações divulgadas até agora, algumas conflitantes, determinar o que de fato aconteceu e de quem foi a culpa. O que você acha? [The Next WebAmit Bhawani Tech BlogImagem por elyn/Shutterstock]