A Samsung tentou manter vivo o Galaxy S original lançando o Galaxy S Plus um ano depois, com poucas atualizações além do Android. Agora eles repetem a estratégia: o Galaxy S II Plus é uma leve atualização no modelo que você já conhece, mas que sai de fábrica rodando Jelly Bean.

No hardware, o aparelho tem poucas diferenças em relação ao S II original. O armazenamento interno foi reduzido para 8GB, mas ainda tem suporte a cartão de memória. E agora as cores disponíveis são azul e branco, assim como no Galaxy S III.

O Galaxy S II Plus possui um processador dual-core de 1,2 GHz, assim como seu irmão mais velho, mas provavelmente não se trata do ótimo Samsung Exynos (a empresa nem o cita no release).

De resto, nada mudou: 1GB de RAM, tela Super AMOLED Plus de 4,3″ e resolução 800 x 480, câmeras de 8MP e 2MP, bateria de 1650mAh. Até o design é o mesmo.

gs2plusb

As diferenças começam a aparecer no software: o aparelho roda Jelly Bean 4.1.2 personalizado com a Nature UX da Samsung. Ou seja, ele inclui truques do Galaxy S III, como Direct Call (atender ligações levando o celular à orelha), Smart Stay (manter a tela ligada enquanto você olha para ela), S Voice e até o Popup Video, que permite assistir a um vídeo enquanto você faz outras coisas. E a câmera traseira agora tira fotos de forma instantânea, sem lag entre uma e outra.

Por que a Samsung não manteve o Galaxy S II original e apenas o atualizou, em vez de lançar um novo modelo? Não sabemos. Mas espero que isso não impeça nem atrase a atualização oficial dos milhões de Galaxy S II por aí.

A Samsung ainda não anunciou preço nem disponibilidade para o Galaxy S II Plus. A assessoria da Samsung Brasil também não informa se (ou quando) o aparelho chegará ao país. [Samsung via GSM Arena]