_CES 2019

A Samsung anunciou uma TV enorme 8K, tecnologia MicroLED e um monte de coisas conectadas

A Samsung tinha bastante coisa para anunciar nesta CES, embora maioria delas sejam atualizações e incrementos de tecnologias anunciadas há bastante tempo. O destaque, a tecnologia MicroLED, não ganhou muita atenção durante a conferência para a imprensa que participei, mas certamente é uma das coisas mais legais da companhia na feira. Basicamente, o MicroLED combina […]

Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

A Samsung tinha bastante coisa para anunciar nesta CES, embora maioria delas sejam atualizações e incrementos de tecnologias anunciadas há bastante tempo. O destaque, a tecnologia MicroLED, não ganhou muita atenção durante a conferência para a imprensa que participei, mas certamente é uma das coisas mais legais da companhia na feira.

Basicamente, o MicroLED combina aspectos do LED (que precisa de um painel de luz) com o OLED (que emite sua própria luz). Em tese, isso permitirá a fabricação de TVs ainda mais finas e a possibilidade de se criar painéis modulares – uma das demonstrações incluía uma tela magnética, que poderia ser combinada com outras para criar um display gigantesco.

Usando sistemas modulares, você pode criar painéis com diferentes formatos. Crédito: Samsung

Eu li a respeito da tecnologia e fiquei entusiasmado, ao mesmo tempo que bateu a decepção por não ouvir detalhes durante o evento em que eu estava.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

Durante a conferência em que eu estava, foram anunciados produtos mais próximos do consumidor final, uma vez que essa tecnologia ainda está dando os seus primeiros passos no mercado. Entre esses produtos estão uma TV gigantesca com resolução 8K, uma geladeira inteligente, novas funcionalidades para a Bixby e um robôzinho. Além disso, a Samsung já deixou claro: o primeiro smartphone com suporte ao 5G está chegando.

TV gigante

A TV anunciada pela Samsung basicamente é a maior tela com resolução 8K lançada pela marca. São 98 polegadas com a tecnologia QLED e suporte ao HDMI 2.1. Combinando essas características com um processador, a marca promete que qualquer conteúdo pode passar por um upscalling – ou seja, um melhoramento de resolução – para tirar proveito da resolução 8K.

Ainda não há informações de preços e disponibilidade, mas sabemos que não será nada barato. Para se ter uma ideia, a TV 8K de 85 polegadas anunciada no ano passado é vendida por US$ 15.000.

Um algoritmo de recomendação também foi incorporado ao sistema das TVs Samsung e ele fará sugestões de conteúdos para você assistir, levando em consideração o seu histórico entre vários serviços de streaming diferentes. Então, além das recomendações do Netflix, Amazon Prime Video e YouTube, a própria Samsung dirá o que você pode gostar de assistir naquele momento. Teve uma menção também à chegada da iTunes Store nos televisores da marca.

Bixby

Eu, particularmente, não conheço ninguém que use a Bixby. Mas ela tem ganhado melhorias, principalmente em inglês. A Samsung anunciou que sua assistente digital deve ganhar, em breve, suporte a mais aplicativos – incluindo apps do Google como o Maps, Gmail e YouTube. Por fim, produtos conectados da empresa, como TVs, serão compatíveis tanto com sua própria assistente digital como com o Google Assistente e Alexa, da Amazon.

Novos notebooks

Uma nova geração do laptop topo de linha da Samsung foi mostrado na feira. O Notebook 9 Pro tem alguns dos elementos de design do Notebook 9 Pen que foi anunciado há algumas semanas e especificações de respeito.

Ele vem com processador Intel Core i7-8565U, 8GB de RAM, 256GB SSD, leitor de impressões digitais e uma caneta stylus. Um dos destaques é a variedade de portas: duas Thunderbolt 3, uma USB-C e outra para cartão microSD.

Além desse modelo, a companhia anunciou uma nova versão de seu laptop gamer, o Odyssey. Ele virá com a nova placa de vídeo da Nvidia, a GeForce RTX.

Ah, vale ainda uma menção honrosa para o monitor chamado “Space Monitor” que tem uma base ajustável que permite você deixá-lo encostado na parede enquanto não estiver utilizando. Essa mesma base serve para esconder todos os fios.

Geladeiras e lavadoras conectadas

A companhia também falou sobre uma atualização da interface disponível em seu novo refrigerador conectado, o Samsung Family Hub 4.0. Basicamente, ele terá um novo visual e ganhará novas funcionalidades da Bixby – os usuários ainda podem checar o que tem na geladeira enquanto estão no mercado ou pedir dicas de receitas com o que está disponível naquele momento.

Além disso, haverá uma notificação no celular para o caso de esquecer a porta da geladeira aberta e a possibilidade de incluir facilmente fotos na telinha. A companhia quer torná-la mais integrada ao restante do ecossistema inteligente e, por isso, o seu hub pode mostrar notificações da lavadora, por exemplo.

Falando em lavadora, o novo modelo se conecta via Wi-Fi e tem um modo super rápido para lavar as roupas em apenas 30 minutos.

A companhia não deu detalhes sobre disponibilidade e preços.

Robôzinhos


Por fim, a empresa falou de alguns robôzinhos simpáticos, sem dar muitos detalhes de suas funcionalidades e dos planos de comercializá-los. Batizados de Bot Care, Bot Air e Bot Retail, eles têm diferentes públicos-alvo.

Em uma rápida demonstração, o Bot Care entrou no palco, trocou algumas palavras com os executivos e realizou uma leitura de pressão e ritmo cardíaco. Aparentemente, a ideia é que esses robôs possam ajudar em cuidados pessoais.

Como dito, os robôs parecem mais demonstrações conceituais. Ninguém falou nada sobre disponibilidade.

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!

O jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA, empresa que organiza a CES.

Sair da versão mobile