_Tecnologia

Samsung aposta no novo padrão de casa inteligente e anuncia suporte Matter

A empresa aposta no novo padrão de casa inteligente, Matter, que permitirá que você use todos os seus aparelhos, independente de quem os fabrica.

A Samsung divulgou novidades para o setor de casas inteligentes, seu smartphone Galaxy, a TV Samsung e até mesmo a geladeira podem atuar como controladores para dispositivos domésticos inteligentes.

A empresa sul coreana anunciou o suporte para Matter em sua conferência anual de desenvolvedores e não é a única organização a bordo. O Google e a Eero, de propriedade da Amazon, comunicaram recentemente que também estavam preparando seus dispositivos para serem compatíveis com o Matter.

“O suporte na feito na plataforma SmartThings só ampliará as opções de dispositivos para conexão à medida que os equipamentos habilitados para Matter chegarem ao mercado no ano que vem”, disse Jaeyeon Jung, que supervisiona o SmartThings na Samsung Electronics, em um comunicado à imprensa anunciando a mudança.

SmartThings permitirá que você configure e controle esses dispositivos domésticos inteligentes — da Samsung ou não — Por exemplo, se tudo o que você tem é uma geladeira Samsung, você poderá usar o aplicativo SmartThings em sua tela de toque para executar a rotina noturna de suas luzes inteligentes da sua casa.

No entanto, você ainda precisará de um roteador de borda, que atua como uma ponte entre os dispositivos Matter e a Internet. É um pré-requisito para qualquer rede mesh baseada em Thread é isso que liga o padrão Matter.

Mas qualquer dispositivo com conectividade wi-fi e com internet, pode fornecer essa capacidade, e se você tiver um roteador mesh com Thread integrado como o Eero, você não precisara de mais nada. O Matter também utiliza o Bluetooth LE.

A SmartThings da Samsung também está se associando ao conselho de diretores do Thread Group, onde se junta a empresas como Apple, Google, Lutron, Qualcomm e Yale.

Ainda há muito o que aprender sobre a matéria. É difícil avaliar como essa tecnologia mudará o jogo ou se resolverá os problemas de gerenciamento de uma casa inteligente. Mas é encorajador saber que há trabalho real acontecendo nos bastidores.

O recurso Matter só estará disponível em 2022.

Sair da versão mobile