Samsung aumenta linha de notebooks e quer maior fatia do mercado

  A Samsung decidiu entrar no mercado de notes e netbooks  no Brasil há pouco menos de um ano, para enfrentar empresas como LG, Sony e Apple, que já estão consolidadas no país a mais tempo. Mesmo assim, os coreanos estão empolgados e aumentaram ontem a linha de notebooks da empresa, prometendo encarar os concorrentes com preços mais acessíveis (o que não quer dizer propriamente "barato"). São 4 novos modelos – dois netbooks e dois notebooks – que chegam em breve às lojas. Confira as novidades.

A Samsung decidiu entrar no mercado de notes e netbooks  no Brasil há pouco menos de um ano, para enfrentar empresas como LG, Sony e Apple, que já estão consolidadas no país a mais tempo. Mesmo assim, os coreanos estão empolgados e aumentaram ontem a linha de notebooks da empresa, prometendo encarar os concorrentes com preços mais acessíveis (o que não quer dizer propriamente "barato"). São 4 novos modelos – dois netbooks e dois notebooks – que chegam em breve às lojas. Confira as novidades.

Antes de começar a enxurrada de números, configurações e preços, vale mencionar a posição que a Samsung quer dentro do mercado brasileiro: segundo Ronaldo Miranda, a proposta é enfrentar sim as multinacionais que investem aqui, como Sony, Apple e LG, tentando roubar uma fatia do mercado com diferenciais como duração de bateria e design. Segundo Miranda, “nós queremos fazer algo diferente que toque o usuário, já que por dentro as máquinas são praticamente as mesmas”.

Claro que uma das saídas é oferecer máquinas mais baratas. A projeção, dentro de preço, é colocar os notebooks entre o valor dos modelos de empresas brasileiras e das multinacionais, uma fatia que a Samsung considera grande no mercado brasileiro atual. Eles já comemoram a entrada nos 10 maiores vendedores de notebooks no país, e querem em 2011 entrar no top 5. Ah! E, claro, alguma coisa tinha que sair sobre o Galaxy Tab: ele começa a ser vendido em novembro no Brasil, mas a Samsung quer guardar algumas informações para a próxima semana, num anúncio oficial. Mas nós já sabemos que ele será vendido por R$2.799.

Começando com a metralhadora de números, o netbook NF-210 e o notebook SF-410 são os aparelhos que a Samsung mostrou na IFA (chegou rápido, né?), com um design um tanto peculiar: nas laterais, os modelos têm abas arredondadas. A melhor descrição foi de nossos camaradas do Giz americano, à época do lançamento: é um Alienware para garotas. A configuração do NF-210 começa com um Intel Atom N455, de 1,6GHz, HD de 250GB, 1 GB de RAM e Wi-Fi, dentro de uma tela de 10,1 polegadas; a partir de R$1.299.

Mas a grande promessa da Samsung é a imortalidade do aparelho com a bateria de 6 células: até 10,7 horas. O valor cai um pouco para o SF-410 (7,8 horas), mas continua sendo um número de muito respeito para uma máquina que tem com retroiluminação de LED com 14 polegadas, processador Core i3 ou i5, 4GB de RAM e espaço interno de 500GB ou 640GB e placa de vídeo dedicada. Mas aqui o preço aumenta bastante: a partir de R$3.199.

As outras duas novidades, o notebook R480 e o netbook N220P, mantêm a mesma proposta dos descoladinhos das abas: configuração forte, bateria duradoura, mas com um design mais simples. O notebook também tem opções com Core i3 ou i5, HD de 500GB ou 640GB, bateria de 6 células e memória de 4GB numa tela de 14 polegadas, a partir de R$3.299; o netbook tem configuração única com Intel Atom N450 de 1,6GHz, 2GB de RAM, 320GB de espaço interno e sai por R$1.299, com opção de cor vermelha ou verde. [Samsung]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas