A Samsung anunciou os primeiros cartões de memória UFS (Universal Flash Storage) removíveis, com 32 GB, 64 GB, 128 GB e 256 GB de capacidade para armazenamento. A ideia é que os UFS substituam o tradicional microSD.

Os novos cartões são bem mais rápidos se comparados ao padrão atual. Eles conseguem atingir velocidades de leitura de até 530 MB/s — cinco vezes mais rápido do que microSDs com classificação UHS-1.

A velocidade de gravação também é eficiente, chegando a 170 MB/s; quase o dobro da capacidade dos cartões mais potentes do mercado — o SanDisk Extreme Pro, por exemplo, consegue atingir 100 MB/s.

samsung-UFS-frente-verso

Outra vantagem é a quantidade de operações de entrada e saída por segundo (IOPS): o UFS atinge 40.000 IOPS em leitura aleatória, enquanto um microSD chega a aproximadamente 1.800 IOPS. Para alcançarem essa performance, os cartões UFS suportam leitura e gravação simultânea por meio de canais dedicados, além de permitir enfileiramento de comandos.

Embora ele tenha um formato bem parecido com os cartões microSD, os conectores são totalmente diferentes e, pelo menos por enquanto, nenhum dispositivo é compatível com a novidade. A Samsung, no entanto, já usou cartões UFS como memória interna em alguns dos seus dispositivos, como o Galaxy S6 e S6 Edge.

A Samsung não revela quando começará a vender os cartões UFS, nem quanto eles vão custar – e muito menos quando teremos dispositivos compatíveis.

[Samsung via The Verge]