Estamos a menos de um mês do maior evento de tecnologia do ano (sinto meus batimentos cardíacos acelerando só de pensar nele), mas parece que a Samsung não conseguiu esperar até o começo de janeiro para anunciar seu novo Notebook 9 Pen.

• Galaxy S10 deve ser lançado em 20 de fevereiro com opção de até 1 TB de armazenamento

Disponível em versões de 13 e 15 polegadas, o 2-em-1 de 360º da Samsung é voltado para o tipo de usuário criativo e artístico. Como seu nome sugere, ele vem com uma caneta stylus que parece bem semelhante àquela que vem com o Galaxy Note 9.

Entre isso e computadores como o Yoga C930, da Lenovo, e outros, eu apoio a tendência de incluir armazenamento dedicado de canetas stylus. Foto: Samsung

No Notebook 9 Pen, a Samsung alega ter reduzido consideravelmente a latência da caneta, mas a verdadeira melhoria, provavelmente, é a adição de três bicos substituíveis, que permitem que você customize o formato da ponta da caneta e sua fricção, de modo a simular melhor a sensação de escrever sobre uma folha

A Samsung diz que, para 2019, um de seus objetivos é trabalhar de maneira mais próxima com fornecedores de componentes como Intel e Nvidia, para que seus notebooks venham equipados com as especificações mais recentes. No Notebook 9 Pen, isso significa que você terá a escolha de um par de CPUs Intel de 8ª geração, DDRR RAM, SSDs NVMe PCI, duas portas Thunderbolt 3 (juntamente com uma terceira porta USB-C de uso geral) e até mesmo uma GPU Nvidia MX150 opcional para pessoas que precisam de um pouco mais de potência gráfica.

Imagem: Samsung

Em termos de design, o Notebook 9 Pen traz um esquema de cores meio parecido com o Galaxy Note 9, com um corpo todo de metal coberto por tinta azul brilhante, enquanto sua caneta vem em um acabamento contrastante em amarelo.

Embora eu tenha tido uma breve oportunidade de testar o Notebook 9 Pen pessoalmente, é difícil concluir muita coisa por ora. Sua construção parece sólida, mas, no fim, muito de seu apelo se resume a quanto ele deverá custar.

Imagem: Samsung

Infelizmente, a Samsung não forneceu nenhuma informação oficial de preços ou disponibilidade para o Notebook 9 Pen, exceto que ele será vendido no ano que vem. Entretanto, o foco da companhia para garantir que seus notebooks tenham as especificações mais recentes possíveis é um bom sinal, e será interessante ver se essa é uma tendência que se estende a mais dispositivos que a Samsung planeja mostrar durante a CES 2019.