A Samsung convidou a imprensa para um evento em 13 de agosto. Dada a época do ano, é provavelmente para anunciar um novo Galaxy Note, e parece que ele virá acompanhado de outro smartphone, o Galaxy S6 Edge+.

Rumores dizem que o Galaxy Note 5 usará a plataforma ePOP da Samsung, que combina o processador Exynos 7422 de oito núcleos, chip gráfico, 4 GB de RAM, armazenamento e antena 4G em um único pacote.

Galaxy Note 5 - fotos vazadas

Ele aparentemente possui uma tela Super AMOLED de 5,7 polegadas com resolução 2560 x 1440. Segundo o SamMobile, a empresa estava testando uma tela 4K para o dispositivo – daí os rumores que ouvimos este ano – mas decidiu por uma resolução menor.

O SamMobile diz que o aparelho será “basicamente uma versão maior do Galaxy S6” em termos de design, com 7,9 mm de espessura. Aparentemente, ele possui uma traseira de vidro, portanto a bateria de 4.100 mAh não deve ser removível. O Note 5 também não deve ter suporte a microSD.

Galaxy Note 5 - traseira

Imagens vazadas no site nowhereelse.fr mostram uma traseira curva, talvez para melhorar o encaixe na mão, mais o sensor de frequência cardíaca e flash LED. Também há um alto-falante na parte inferior, porta USB 2.0, e a entrada para a S Pen.

A caneta stylus, por sua vez, deve mudar. Fontes dizem ao SamMobile que a S Pen se parecerá mais com uma caneta, e terá a mesma cor do dispositivo – ele será vendido em preto, branco, prata e dourado.

Galaxy S6 Edge Plus

Quanto ao Galaxy S6 Edge+, ele deve ser uma versão maior do S6 Edge, com as duas bordas da tela curvadas. Seriam 5,7 polegadas com display Super AMOLED e resolução de 2560 x 1440 pixels. O SamMobile afirma que ele terá processador Exynos 7420 e 3 GB de RAM.

Por ser uma versão “esticada” do S6 Edge, ele deve manter as mesmas escolhas de design: ou seja, nada de bateria removível, nem entrada para microSD. Ele deve ter traseira de vidro, e ser oferecido nas cores preto, branco, prata e dourado. Seriam 6,9 mm de espessura.

Quanto às câmeras, o S6 Edge+ traria um sensor de 16 megapixels com lente f/1.9 na traseira, e 5MP na parte frontal.

Samsung Galaxy S6 Edge Plus
Galaxy S6 Edge em cima; S6 Edge+ embaixo

Geralmente, a Samsung anuncia novos smartphones durante a feira IFA, que acontece no início de setembro. No entanto, o jornal Business Korea afirma que a empresa decidiu antecipar os planos para o Note 5 para concorrer de frente com o iPhone 6S.

Teremos mais detalhes sobre o Note 5 e outros gadgets – quem sabe um smartwatch circular? – dentro de duas semanas. O evento em Nova York será transmitido ao vivo no YouTube.

Imagens por Ahn Young-joon/AP, nowhereelse.frnowhereelse.frmobilefun.co.uk, nowhereelse.fr