Usar o computador pode ser difícil ou mesmo impossível para quem tem alguma deficiência. Agora, a tecnologia de rastreamento dos olhos da Samsung permite que pessoas com dificuldades para manipular um mouse consigam usar seus PCs com relativa facilidade.

Desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Samsung, ela se baseia em uma tecnologia anterior, chamada EYECAN, que exige que o usuário use uns óculos para interagir com um computador. A atualização, batizada de EYECAN+, dispensa os óculos: basta olhar para o ponto desejado e clicar com uma piscada deliberada. Em demonstrações, os usuários conseguiram digitar e executar comandos como arrastar e soltar — o que significa que, sim, eles podem jogar Angry Birds.



Não é, claro, o primeiro exemplo de rastreamento dos olhos usado para o controle de uma máquina, nem necessariamente o melhor – mas talvez seja um dos mais interessantes. Por quê? Bem, a Samsung não está comercializando o dispositivo. Em vez disso, ela planeja disponibilizar livremente o projeto para que outras empresas o utilizem em um acordo open source, a fim de ajudar as pessoas ao redor do mundo. Espera-se que o dispositivo custe cerca de US$ 150 – valor que o tornaria bastante acessível comparado a outras soluções de computação para aqueles com algum tipo de deficiência. [Samsung Tomorrow via The Verge]