O Samsung Galaxy Note 5 lançado no ano passado enfrentou um problema bem grave de design: se o usuário tentasse colocar a caneta S-Pen da forma errada, poderia quebrar seu nada barato smartphone. Aparentemente, o problema foi devidamente solucionado pela empresa coreana.

>>> Samsung lança smartphone Galaxy Note 5 e relógio Gear S2 no Brasil
>>> É assim que a S-Pen pode quebrar o seu novo Samsung Galaxy Note 5

É bom lembrar que, na época em que a falha foi divulgada, a Samsung sugeriu que os consumidores lessem o manual antes de colocar a caneta da forma errada. Não foi uma resposta muito boa. Mas agora, a companhia diz que fez modificações físicas nos mecanismos internos do Note 5 para que ninguém mais perca um smartphone por causa de uma coisa tão besta.

O Phandroid publicou imagens do antes e depois da placa de circuitos do Note 5 mostrando como a Samsung modificou internamente o smartphone – ela adicionou um mecanismo de ejeção para que a S-Pen possa ser retirada com segurança mesmo quando colocada ao contrário. A empresa confirmou ao The Verge a alteração, e disse que de fato fez isso para consertar a falha.

note-5-motherboard-1-640x580

À esquerda, o novo chip com o novo mecanismo criado para ajudar a ejetar a S-Pen, preso com uma fita adesiva. (via Phandroid)

O Phandroid não sabe dizer qual modelo especificamente ganhou a mudança de design, então talvez a melhor coisa a fazer no seu Note 5 é tentar evitar ao máximo colocar a caneta ao contrário.

[Phandroid via The Verge]