Galaxy Fold desmontado oferece pistas sobre por que o telefone apresentou defeitos

O iFixit publicou sua desmontagem do smartphone, e dá para tirarmos algumas possíveis razões para os problemas que forçaram o adiamento de seu lançamento
iFixit

Depois de preocupações com a durabilidade do Galaxy Fold, nesta semana a Samsung adiou o lançamento de seu caríssimo e bastante esperado telefone dobrável. Então, nesta terça-feira (23), o iFixit publicou algumas teorias sobre por que o Fold pode estar apresentando defeitos. Nesta quarta (24), no entanto, o site divulgou sua desmontagem completa do aparelho, nos dando o melhor vislumbre interno do frágil dispositivo dobrável da Samsung.

Assim como outros smartphones Galaxy, o exterior do Fold é preso por cola, enquanto a tela flexível do telefone é estabilizada pela dobradiça do aparelho e por alguns suportes interessantes. Entretanto, mesmo antes de desmontar qualquer coisa, refletindo baseado em pensamentos que eu e outros jornalistas e influenciadores tivemos, o iFixit expressou preocupação com o vão no topo e na parte inferior da dobradiça do Fold, onde ela se junta à tela.

Esse vão parece ser o maior ponto fraco do Fold. Foto: iFixit

Com cerca de 7 mm de largura, o vão não parece tão grande, mas parece ser o único ponto fraco de verdade no Fold, já que essa abertura permite que partículas ou outros objetos estranhos entrem sob a tela flexível do aparelho e danifiquem a tela. E, em apenas 24 horas, parece que Michael Fisher, também conhecido como Mr. Mobile, pode ter recentemente passado justamente por essa situação, com sua unidade de review do Galaxy Fold apresentando algo debaixo da tela que a está pressionando para cima de maneira preocupante.

(“Ai ai. Um pequeno grão de algo foi parar debaixo da tela do meu Galaxy Fold. Como diz o ditado: ‘não estou surpreso, só desapontado’. Enviando de volta para a Samsung, esperando que eles descubram uma maneira de fechar essa dobradiça. O lado bom é que: tem vídeo amanhã!”)

Outro possível ponto de vulnerabilidade parece ser a dobradiça em si. Quando o dispositivo está fechado, ela principalmente protege o lado de dentro do telefone, embora ainda haja lacunas grandes o bastante para encaixar algo do tamanho de uma palheta lá. Porém, o maior problema é que, quando você abre o Fold, cada metade do display se junta, encontrando-se no meio onde os dois lados podem beliscar alguma coisa.

Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Segundo a descrição de Dieter Bohn sobre o que deu errado com o primeiro dispositivo de review do Verge, fiquei me perguntando se a dobradiça do Fold pode ter sido responsável pela falha de sua unidade. Como prática padrão para sua criação de fotos e vídeos, parece que o Verge usa massa de modelar para sustentar seus dispositivos de review, e é possível que, em alguma momento durante o processo a dobradiça do Fold tenha beliscado um pouco da massa, que depois foi parar debaixo da tela, por fim causando defeito no display.

Quanto mais fundo você mergulha nas entranhas do Galaxy Fold, exceto por sua tela, seu interior é bastante parecido com o de um smartphone normal, só que com alguma complexidade extra e muita cola. A bateria de 4.380 mAh do Fold é na verdade composta de pacotes separados de fonte de alimentação, com capacidades de 2.135 mAh e 2.245 mAh, que se juntam para formar uma bateria extra-grande.

Foto: iFixit

Embora pareça que o Galaxy Fold não tem nenhum tipo de resistência a água oficial, aparentemente a Samsung instalou, sim, alguns selos de silicone em torno dos conectores flex do Fold para dar ao aparelho pelo menos um pouquinho mais de proteção.

Quanto à tela, a borda fina de 2 mm em torno do dispositivo pode ser simplesmente descascada. Dali em diante, você pode ver que a tela dobrável do Fold é ligada a duas placas de metal com um vão no meio feito para dar à tela mais espaço para flexionar. As placas ajudam a dar estabilidade ao display do dispositivo, ao mesmo tempo em que permitem que a dobradiça e a tela flexível façam seu trabalho.

Mais do que a tela dobrável, o truque mais legal do Fold talvez seja sua dobradiça, que combina uma dobradiça deslizante arredondada, fechos com mola e uma variedade de engrenagens para manter tudo junto. Depois de sentir e agora ver o funcionamento interno da peça, fica claro que, embora a tela do Fold possa ter problemas de durabilidade, a dobradiça parece bem robusta.

Captura de tela: iFixit

Como alguém que tem usado o Galaxy Fold, é bem legal ver o interior do dispositivo, especialmente considerando que não tenho o luxo de poder desmontar nossa unidade de review. Ao mesmo tempo, está muito claro que existem algumas coisas que a Samsung deveria fazer para melhorar a durabilidade do aparelho. Então torçamos para que a Samsung use com inteligência esse tempo extra do lançamento adiado do Fold. A última coisa que eles querem é um novo fiasco como com o Note 7.

[iFixit]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas