Diversos rumores apontam que o Galaxy Gear, relógio de pulso inteligente da Samsung, será revelado oficialmente em 4 de setembro. Agora sabemos mais sobre ele.

O GigaOM vazou algumas supostas especificações do smartwatch, e ele parece ser bem poderoso, trazendo tudo o que você esperaria de um smartphone moderno – mas na forma de um relógio.

O Galaxy Gear deve vir com uma touchscreen OLED de 2,5 polegadas, e uma câmera de 2 megapixels embutida na pulseira. Além disso, a Samsung conseguiu miniaturizar os alto-falantes a ponto de integrá-los no corpo do relógio.

Por dentro, ele teria um processador dual-core. De acordo com o SamMobile, trata-se de um Exynos 4212 dual-core de 1,5 GHz com chip gráfico Mali-400. Ele também deve usar NFC e Bluetooth 4.0 LE para trocar dados com seu smartphone.

Além disso, haveria um acelerômetro dentro deste computador de pulso. Isto permite funções inteligentes, como ativar a tela automaticamente quando você levantar o pulso.

Vale notar, no entanto, que o Galaxy Gear não é um celular: “ele funciona com celulares”, diz uma fonte ao The Verge. Não há entrada para chip, nem conexão de dados no aparelho. (Os dois smartwatches que a Samsung lançou nos últimos dez anos são celulares de fato.) Isso parece uma boa notícia, já que os componentes de conexão celular gastam muita energia.

E quanto aos apps? Aparentemente, eles serão fornecidos através da loja de apps da Samsung, em vez do Google Play. E para se conectar a outros dispositivos, o Galaxy Gear usaria um protocolo proprietário da Samsung. Por isso, ele exigiria um smartphone ou tablet da Samsung para funcionar.

Isso permitiria alguns truques bacanas. Segundo o GigaOM, funciona assim: abra a notificação de um e-mail no smartwatch, então pegue seu celular e voilà: ele abre esse e-mail sozinho. Também haverá integração com Facebook e Twitter. Mas parece que, sim, a Samsung está criando um ecossistema mais fechado para seu smartwatch.

Em duas semanas, saberemos se estes rumores estão corretos. O Gizmodo Brasil estará no evento Samsung Unpacked, e traremos as novidades – incluindo o Galaxy Note 3 – direto de Berlim. [GigaOMSamMobile e The Verge]