A Samsung enfim revelou o seu especulado smartwatch. Eis tudo o que este computador de pulso com Android – conhecido oficialmente como Galaxy Gear – tem a oferecer.

O Galaxy Gear é bem parecido com um smartphone para você usar no seu pulso, mas com limitações. Na tela inicial você vê o horário e atalhos para apps essenciais, como câmera e seus contatos. Deslize para navegar entre os diferentes recursos. Do relógio, você pode fazer e receber chamadas, enviar mensagens de textos, postar no Facebook e Twitter, e mais. Outros apps também estarão disponíveis e pensados para a tela de 1.63 polegadas.

Por dentro, temos um processador Exynos de 800MHz e 512MB de RAM. A tela Super AMOLED tem resolução 320×320. A memória interna é de 4GB.

O Galaxy Gear tem uma câmera de 1.9 megapixels que pode capturar fotos e vídeos, e ele funciona com outros serviços de outros dispositivos da empresa que você conhece. Você pode usar o S Voice para ditar mensagens, criar anotações no calendário, definir alarme e ver a previsão do tempo sem usar as mãos. Também há um recurso chamado Auto Lock que bloqueia a tela do seu smartphone sempre que seu relógio estiver a cerca de 1,5 metros de distância.

Alguns outros recursos parecem promissores, mas precisamos ver em ação para saber se cumprem o que prometem. Como atender chamadas ao mover o pulso até a orelha quando o telefone tocar.

ku-xlarge

A interação na interface aparentemente é feita apenas com deslizadas – nada de tocar – o que é bem inteligente, já que frequentemente tocamos acidentalmente nosso pulso (e outras pessoas também tocam nosso pulso acidentalmente).

Uma das partes fundamentais do Galaxy Gear vai ser a performance. Quão precisa é a touchscreen? Ele é fluido? Rápido? Como ele é controlado com swipe e não toques, não sabemos quão suave isso será. Mas o colega Felipe Ventura está em Berlim e logo trará um hands-on do Galaxy Gear.

Muitos apps foram adaptados especialmente para o Galaxy Gear, como o Pocket, que vai ler os textos que você guardou para ler mais tarde para você.

O Gear é leve e feito de aço inoxidável, e será lançado em seis cores diferentes. Ele começará a ser vendido no dia 25 de setembro na maior parte do mundo. No Brasil, porém, ainda não há previsão do seu lançamento.

galaxygear