O Galaxy Note é o smartphone ultra-grande original, um estilo que até mesmo a Apple enfim adotou. Esta é também uma ferramenta de produtividade da Samsung, com uma caneta capacitiva e software específico para tirar proveito da tela enorme. Agora, a quinta iteração do Note chegou.

Mas este não é o mesmo Note que vimos em setembro passado. Há mais vidro, menos couro falso, uma traseira não-removível e nada de microSD. O Note 5 tenta compensar isso com um design melhorado e um novo software.

Aqui estão as quatro coisas que você precisa saber sobre o novo Note 5.

Ele tem um novo design

O design do Note 5 tem várias influências do Galaxy S6 e, para ser mais específico, do S6 Edge. Ele tem bordas curvadas, mas elas ficam na traseira, e mantém a tela de 5,7 polegadas com resolução quad HD e formato plano – o que faz sentido se você quiser usar a S-Pen.

Os materiais também são diferentes. Ele dispensa o couro sintético da geração passada e usa Gorilla Glass 4 na frente e atrás, com alumínio nas laterais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Falando do revestimento de alumínio, o vidro inclinado para trás faz com que essas laterais sejam bastante finas, por isso o Note 5 não é exatamente o smartphone mais confortável que eu já usei – mas também não é o pior. O botão Home físico ainda está lá, com os sensores biométricos para ler suas digitais.

No geral, o Note 5 dá a forte sensação de ser premium – a Samsung parece estar preenchendo uma lacuna aberta pela HTC.

A S-Pen está melhor do que nunca

A caneta do Note permanece uma de suas características mais marcantes, e a Samsung vem lentamente melhorando a sua funcionalidade. Desta vez, o software específico de caneta recebeu duas grandes atualizações.

Primeiro, se você retira a S-Pen (que agora salta graças a uma mola) quando a tela estiver desligada, abre-se imediatamente um app simples de anotações. Portanto, se alguém passar para você um número de telefone no bar, ou se você precisa fazer uma breve nota durante uma reunião, basta tirar a caneta e escrever. Seria ótimo se você pudesse ativar essa funcionalidade no Evernote ou OneNote, mas por enquanto isso funciona apenas com o S Note.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A segunda atualização é o Screen Write, um recurso de captura de tela e de rolagem. Se eu quisesse salvar em imagem a página inicial do Gizmodo no meu Nexus 6, eu teria que capturar a tela, rolar a página, e repetir o processo. Com o novo recurso da S-Pen, eu posso simplesmente ir rolando a página e a imagem é capturada automaticamente em um longo formato vertical, que eu posso ampliar e editar com a S Pen.

Além disso, eu já mencionei que a caneta salta do Note 5 usando uma mola? Depois, é só puxar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Note 5 abraça a geração livestream

O app da câmera do Note 5 (bem como o S6 Edge Plus) possui um recurso de transmissão ao vivo, diretamente ligado ao livestreaming do YouTube, que permite gravar o vídeo e postá-lo no YouTube simultaneamente.

Depois de conectar a sua conta do YouTube no aplicativo, o Live Broadcast gera uma URL que você pode compartilhar com seus contatos e em redes sociais. Você pode fazer livestreaming privado, semelhante ao FaceTime, ou abri-lo para o público, tal qual o Periscope. O YouTube permite receber comentários, e oferece um painel de controle para verificar a sua conexão com a internet e outras configurações.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não é tão fácil de usar quanto simplesmente apertar um botão no Periscope ou Meerkat, mas a interface é muito mais agradável, e você pode gravar na horizontal.

Samsung Galaxy Note 5 (3)
Interface de livestream no S6 Edge Plus

O Samsung Pay parece ser realmente útil

Pagamentos móveis são uma coisa complicada. Apple, Google e várias startups de cartões inteligentes vêm tentando abolir o cartão de crédito, com resultados mistos. Mas o Samsung Pay pode ser a tentativa mais convincente até o momento, graças à transmissão magnética segura (MST na sigla em inglês).

A MST, em conjunto com o NFC normal, significa que o Samsung Pay pode ser aceito nos terminais tap-to-pay e também em locais que só utilizam a tecnologia de tarja magnética. Em vez de passar um cartão, você coloca o Note 5 perto do terminal e pronto – o pagamento é realizado.

1383880604257852232

Para usá-lo, basta deslizar para cima a partir da parte inferior – mesmo se a tela estiver desligada, ou o aparelho estiver bloqueado – para trazer um carrossel de cartões de crédito (ver GIF acima). Selecione qual você deseja usar, identifique-se usando sua impressão digital, e pronto.

O Samsung Pay será lançado nos EUA em 28 de setembro: ele será compatível com os novos Note 5 e S6 Edge+, e também com o Galaxy S6 e S6 Edge após uma atualização. Ele ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Note 5 ao lado do Galaxy S6 Edge Plus

O Note 5 não é exatamente cheio de recursos que o tornam um sucessor essencial para quem tem a geração anterior. Mas, durante a minha meia hora com o smartphone, senti que não queria mais parar de usá-lo – e acho que não serei o único. [Samsung]

Samsung Galaxy Note 5 – especificações

• OS: Android 5.1 (Lollipop)
• CPU: processador Exynos 7420 de oito núcleos (quatro a 2,1 GHz + quatro a 1,5 GHz) e suporte a 64 bits
• Tela: 5,7 polegadas com painel Super AMOLED e resolução 2560×1440 (518 PPI)
• RAM: 4 GB LPDDR4
• Armazenamento: 32 GB/64 GB (sem microSD)
• Câmera: 16 megapixels com estabilização óptica de imagem (frontal)/5 megapixels (traseira)
• Bateria: 3.000 mAh com carregamento wireless
• Dimensões: 153,2 x 76,1 x 7,6 mm, 171 g
• Cores: preto e branco
• Preço e disponibilidade: ainda não informado

Atualizado às 13h26