_Samsung

Galaxy Note 8: o retorno do celular gigantesco da Samsung

Pré-venda do novo phablet da empresa sul-coreana começa na próxima terça (29) nos EUA

Pode parecer estranho que o phablet topo de linha mais recente da Samsung que você pôde comprar tenha sido o Galaxy Note 5, que estreou em agosto de 2015. Mas o Note 6 nunca existiu (a Samsung pulou esse número ao saltar para o Note 7), e apesar de várias tentativas fracassadas de consertar suas baterias explosivas, o Note 7 foi morto e tirado das lojas no ano passado, o que deixou um buraco de 5,7 polegadas na linha de telefones da Samsung. Se eu fosse um fanboy do Note, ficaria bem irritado com a triste série de eventos que resultou em um ano desperdiçado.

• Um Samsung Galaxy S5 gravou sua própria queda de um avião e sobreviveu
• Os celulares flip ainda estão na moda para a Samsung

Portanto, agora a Samsung quer compensar os erros do passado com o novo Galaxy Note 8, que toma emprestado muitas deixas de estilo e design do Galaxy S8, melhora as funcionalidades de produtividade encontradas nos celulares Note e segue outros grandes telefones ao finalmente introduzir o primeiro módulo de câmera dupla da Samsung.

E, sim, o leitor de impressão digital traseiro do Note 8 fica bem ao lado direito da câmera. E, não, não é nada tão importante.

 

O display do Galaxy Note 8 é, sem dúvidas, ainda um dos mais bonitos no mercado

Com 6,3 polegadas, o Note 8, com seu display de 18.5:9, é agora maior do que nunca. Aliás, ele tem mais tela do que basicamente qualquer outra coisa no mercado, ao mesmo tempo em que mantém as bordas quase inexistentes do Infinity display do S8.

O vidro curvado e o design metálico da Samsung não é tão impressionante da segunda vez

A forma geral do Note 8 é também mais nítida do que a de seus irmãos casuais menores, oferecendo cantos mais quadrados e bordas menos curvas sem comprometer funcionalidades padrões da Samsung, como resistência à água IP-68, tela AMOLED de 1440p, expansão de cartão microSD e o chique botão home virtual da companhia. Você também tem todo o grupo de opções de segurança biométricas da Samsung, de reconhecimento facial a leitura de digitais, passando pelo leitor de íris.

Embora a Samsung esteja atrasada na disputa da câmera dual, o Note 8 pode estar agora à frente do restante

Mas é na traseira que a Samsung está concentrando seus maiores esforços, e, dessa vez, eles vêm em dose dupla. Embora o módulo de câmera dual pareça um pouco grande graças ao manto preto cobrindo a coisa toda, as especificações não podem ser negadas. O Note 8 vem com uma câmera f/1.7 e uma câmera secundária f/2.4, ambas de 12 megapixels, com comprimento focal mais longo, que é um zoom de 2x da câmera principal. Isso coloca o Note 8 no mesmo nível de iPhone 7 Plus e Huawei P10, mas é a presença da estabilização de imagem óptica (OIS, na sigla em inglês), tanto na lente padrão e na de zoom, que pode dar a dianteira à Samsung. A OIS na câmera traseira significa que você não precisa se preocupar tanto com a vibração da câmera, que é algo que fica mais evidente quanto mais você dá zoom. E, francamente, essa é uma inovação que estou surpreso que outras empresas ainda não implementaram.

Nitidez total ou fundo desfocado, você decide

A outra grande melhoria potencial na câmera vem na forma do novo modo Live Focus, da Samsung, que usa um pouco de truques de câmera para capturar imagens usando ambas as lentes ao mesmo tempo. Isso deve permitir que você ajuste o quanto de borrão ou nitidez aparece em suas fotos, e isso pode ser ajustado tanto em tempo real quanto muito depois, na pós-produção. A Samsung diz que o modo Live Focus vai permitir até que você combine o campo de visão padrão e a perspectiva da lente de zoom em uma só foto, para que consiga criar uma foto que tenha a largura da paisagem de uma lente de ângulo largo e o visual bonito em um só objeto que você encontra na lente de retratos. O único custo de verdade são arquivos levemente maiores, geralmente entre 15 e 20 MB.

Sabe o que anima as pessoas de verdade? GIFs animados

Quanto à caneta S Pen, incluída em todos os dispositivos Note, a Samsung está buscando oferecer aos usuários mais daquilo de que eles já gostam. O Screen Off Memo, que transforma o Note em um quadro-negro e permite que você tome notas sem abrir o celular, vai te dar 100 páginas extra de espaço para você escrever no Note 8. Também tem funções novas, como a Live Messages, que transforma seus rabiscos em .gifs, para que você possa enviá-los para qualquer canto da rede. Até mesmo a função de tradução embutida da Samsung parece ter recebido um upgrade para que você possa agora decifrar frases inteiras em vez de apenas uma palavra por vez.

Peep those tiles with two apps icons, that’s the App Pair feature. One touch, two apps.

Dentro, o processador Qualcomm Snapdragon do Note 8 já é o mais rápido que pode ser neste lado da partilha Android/iOS. Portanto, a Samsung acrescentou mais 2 GB de memória, levando o total para 6 GB. E para tirar proveito de toda essa RAM, a companhia acrescentou uma nova função App Pair. Isso permite aos usuários escolher dois aplicativos e designá-los em um só ícone, para que um simples toque automaticamente abra ambos os apps, simultaneamente, no modo de tela dividida. Imagine todos os CEOs apressados, de reunião a reunião, se empolgando quando perceberem que podem caçar endereços de um calendário enquanto procuram por direções no Google Maps sem ter que ir e voltar entre os apps.

Unlike Apple and Essential, Samsung isn’t getting rid of the headphone jack just yet.

A minha única grande preocupação é que a bateria do Note 8 tem apenas 3.300 mAh, o que é 200 mAh menor do que a potência no Galaxy S8+. E embora a Samsung possa tentar falar alguma bobagem sobre bateria com duração para o dia inteiro (saberemos com certeza quando fizermos o review), se a empresa estivesse realmente buscando atender a entusiastas de tecnologias inovadoras, deveria ter encontrado um jeito de ao menos manter as capacidades da bateria. Para ser justo, depois da crise incendiária de bateria do ano passado, a Samsung pode estar evitando se arriscar com uma bateria menor.

O Note 8 estará inicialmente disponível em duas cores (preto e cinza orquídea), com a pré-venda nos Estados Unidos começando em 29 de agosto e as entregas saindo em 15 de setembro. Ainda não há informação oficial sobre preços, embora já se saiba que a pré-venda trará a você a escolha de uma câmera Samsung Gear 360 ou um microSD de 128 GB e um pacote de carregador sem fio rápido.

Atualização – Um representante da Samsung confirmou que o preço de um Galaxy Note 8 desbloqueado nos Estados Unidos será de US$ 929 (aproximadamente R$ 2.930 na cotação atual).

Todas as imagens: Sam Rutherford/Gizmodo

Sair da versão mobile