_Samsung

Seis coisas que você precisa saber sobre o Samsung Galaxy S7 e S7 Edge

A Samsung revelou hoje o seu novo carro-chefe em smartphones na feira Mobile World Congress, e nós fizemos um hands-on rápido.

por Darren Orf

A Samsung revelou hoje o seu novo carro-chefe em smartphones na feira Mobile World Congress, e nós fizemos um hands-on rápido. Há muita coisa boa no Galaxy S7, e também no Galaxy S7 Edge. Eis as seis coisas que você precisa saber sobre os novos dispositivos.

>>> LG G5: este smartphone de metal é como o protótipo de um celular do futuro

O Galaxy S7 se trata de refinamento. A câmera é melhor que no modelo do ano passado. A qualidade de construção foi melhorada novamente, também. E o mais importante de tudo: a Samsung trouxe de volta o slot para expandir armazenamento, de modo que você pode usar um cartão microSD.

O hardware é basicamente o mesmo nos dois modelos. O Galaxy S7 Edge é diferente por ter bordas curvas, tela com tamanho maior (5,5 polegadas contra 5,1″ no modelo padrão) e bateria maior.

A resistência à água e o armazenamento expansível estão de volta

A falta de armazenamento expansível e resistência à água no Galaxy S6 foi, para muitas pessoas, uma enorme perda. O Galaxy S7 é diferente: ao usar uma bandeja híbrida para o chip de celular e cartão microSD, ele pode conter até 200 GB de armazenamento expansível.

Ele também tem classificação IP68, então pode sobreviver a uma queda de 1 m na água durante 30 minutos. Isso também significa que você poderia até levar o aparelho para tomar banho, embora jatos de água perturbem o touchscreen capacitivo, por isso ele não seria utilizável. Mas ele iria sobreviver!

A Samsung também retirou um milímetro da protuberância da câmera na traseira, deixando-a basicamente plana em relação à superfície. Ele também usa uma traseira curvada de vidro, assim como no Galaxy Note 5, tornando-o mais fácil de segurar. Este é, de longe, um dos telefones mais confortáveis ​​que eu já segurei.

A ótima câmera do Galaxy ficou ainda melhor

Os poucos minutos que passei testando a câmera do S7 deixaram uma ótima impressão. A Samsung está obcecada em melhorar fotos com pouca iluminação: apesar de a câmera cair de 16 para 12 megapixels, os pixels maiores absorvem 56% mais luz, de acordo com a Samsung.

Com uma abertura f/1.7 e um layout rearranjado no sensor para velocidades mais rápidas de foco, o Galaxy S7 tem o sistema de câmera mais impressionante que eu já vi num smartphone.

Apesar de eu estar em uma sala de testes fechada, eu abri uma cortina para tirar fotos de uma rua movimentada em Nova York (para grande desgosto de um representante da Samsung). Eu não pude transferir as fotos que tirei, infelizmente, mas o obturador foi extremamente rápido, a precisão de cor parecia ótima em HDR, e os detalhes – mesmo com o zoom no máximo – eram bem impressionantes. A câmera é ágil e precisa.

O Galaxy S7 agora está “sempre ligado”

Muitos smartphones vêm tentando fornecer informações o tempo todo sem esgotar completamente a bateria, mas a Samsung acha que finalmente resolveu o quebra-cabeça.

A tela AMOLED e o processador Snapdragon 820 economizam energia, então o Galaxy S7 vem com uma opção “always on” que pode mostrar as horas, calendário, notificações, ou até mesmo um papel de parede simples.

A única desvantagem é que as opções são um pouco limitadas, e você não pode ler notificações. Se a Samsung trouxesse notificações para essa tela de bloqueio – tal como a Motorola faz há anos – seria uma grande vantagem.

A Samsung ficou séria em relação a jogos e realidade virtual

A Samsung é uma das empresas mais ansiosas em fundir smartphones e headsets VR, e o Gear S7 não mexe nessa fórmula. Ele é compatível com o headset Gear VR, e a Samsung também venderá a câmera Gear 360 para criar conteúdo em realidade virtual.

É possível usar a câmera com o processador do smartphone, que processa e reúne o vídeo. Quando ela está conectada ao S7, você pode ver um feed ao vivo, e também alternar entre diferentes modos.

O novo foco da Samsung em jogos vai muito além do hardware. A TouchWiz, versão personalizada do Android que roda no Galaxy S7, vem com um novo hub de jogos. O recurso permite gravar vídeos e agrupar chamadas ou SMS recebidos em pequenos ícones na tela, para que essas distrações não interrompam sua jogatina.

Algumas dessas ferramentas já existem em outros aplicativos, como o Google Play Games, mas a integração da Samsung é muito mais fácil de usar.

A borda curva do Galaxy S7 Edge é mais útil

Quando a Samsung lançou o S6 Edge, a tela curvada nas laterais impressionou o público por algum tempo, mas ela não era tão útil quanto poderia. Agora, a Samsung adicionou muitos outros painéis para quando você deslizar da lateral. Alguns dos novos painéis até são feitos por outros desenvolvedores.

A borda é totalmente personalizável e permite que você crie atalhos fáceis para comandos condicionais no estilo IFTTT. Por exemplo, se você tende a enviar um monte de e-mails para o seu chefe, você pode automatizar um atalho que abre automaticamente o Gmail com as informações do seu chefe já preenchidas.

O S7 padrão (sem tela curva) oferece atalhos de apps na borda, atalhos de contatos, e – uma novidade – tarefas. Estas barras laterais de atalho agora têm o dobro do tamanho, dando-lhe espaço para adicionar ainda mais atalhos.

E o S7 Edge tem mais alguns extras. O aparelho ainda faz sua dança de luzes quando um de seus contatos favoritos liga para você, tal como no S6 Edge:

A Samsung também decidiu estabelecer uma parceria com o Yahoo: a borda do S7 Edge traz resultados de esportes, notícias de última hora, e um monte de outras opções.

Aparentemente, nada impediria que a Samsung levasse isso ao S7 padrão, mas acho que é uma forma de diferenciá-lo do modelo Edge.

E muito continua o mesmo

Embora o S7 seja um refinamento em relação ao S6, com resistência à água, armazenamento expansível e uma câmera melhor, a Samsung não reinventou a roda aqui. Os dispositivos que eu usei estavam repletos de apps pré-instalados, incluindo apps da Microsoft que não podem ser excluídos.

A Samsung também vem ajustando o design do TouchWiz para deixá-lo um pouco mais leve no Android 6.0 Marshmallow, mas ele ainda será muito familiar se você já usou um dispositivo da Samsung antes.

Na verdade, durante o teste do S7, eu peguei um S6 e só fui notar quando reparei no sistema operacional desatualizado (Lollipop). Então, se você não gostou do design no ano passado, você provavelmente não vai gostar dele agora.

Assim como o S6 e outros smartphones, o Galaxy S7 tem suporte a Samsung Pay, que combina NFC e uma tecnologia chamada MST (transmissão segura magnética) que emula a tarja magnética do seu cartão de crédito ou débito. O Samsung Pay chegará ao Brasil até o final do ano.

A Samsung optou por continuar usando um carregador microUSB tradicional, enquanto muitos outros aparelhos Android passaram a utilizar o novo padrão USB Type-C. Isso não deve ser um grande problema para a maioria das pessoas, mas certamente é digno de nota.

Ah, sim, e a bateria continua não sendo removível.

Em minhas primeiras impressões, a Samsung tem um vencedor em suas mãos com uma ótima câmera, design e hardware – este é definitivamente o Galaxy mais atraente de todos.

O Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge estarão disponíveis globalmente a partir de março, ainda sem preço definido.

Especificações – Galaxy S7 e S7 Edge:

– Sistema operacional: Android 6.0 Marshmallow com TouchWiz
– Processador: Snapdragon 820 ou Exynos 8890, dependendo do país
– Tela: display AMOLED, 2560×1440 pixels, 5,1 polegadas e 577 PPI (S7); 5,5 polegadas e 534 PPI (S7 Edge)
– RAM: 4 GB
– Armazenamento: 32GB + microSD de até 200GB
– Câmera: traseira de 12 megapixels (f/1.7) / frontal de 5 megapixels (f/1.7)
– Bateria: 3.000 mAh (S7) / 3.600 mAh (S7 Edge)
– Dimensões: 142,4 x 69,6 7,9 mm (S7) / 150,9 x 72,6 mm x 7,7 mm (S7 Edge)
– Peso: 152 g (S7) / 157 g (S7 Edge)
– Cores: dourado e preto (S7); dourado, preto e prata (S7 Edge)
– Extras notáveis: resistência à água e poeira (IP68), MST/NFC para pagamentos móveis, carregamento sem fio por Qi e PMA, tela Always On.

Sair da versão mobile